TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Matemática Financeira e Estatística Aplicada

Por:   •  14/12/2015  •  Artigo  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇA

Fichamento de Estudo de Caso

Suzanne de Souza Rodrigues dos Santos

Trabalho da disciplina Fund. Mat.

Financeira e Estat. Aplicada,

                                                 Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho

Cabo Frio

2015

Estudo de Caso: Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital

Fundamentos de Matemática Financeira e Estatística Aplicada

Caso Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital

REFERÊNCIA: Heilprin, Joel; Luerhrmax, Timothy. Blaine Kitchenware, Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School,413-P02, de 08 de outubro de 2009

               

        A Blaine Kitchenware Inc., foi fundada em 1927, era uma empresa de médio porte e tinha a principal função da empresa era de produzir pequenos eletrodomésticos para cozinha residências, como ferros de passar, aspirador de pó, máquina de waffes, desnatadeira, etc, e foi muito conhecida por esses produtos terem sidos inovadores e muitos modernos para época e de simples e fáceis de usar.

        A cada ano vinha tendo um crescimento gradativo, apesar de ter pouco menos de 10% no mercado nesse ramo. Com uma concorrência forte com vendas de grandes mercados e aumento de importados mais baratos, a Blaine decidiu e inovou em fabricar mais eletrodomésticos com mais tecnologia e elegância, com intensão de concorrer em faixas mais altas de preços e atingir uma classe de consumidores com maiores renda, assim aumentar mais sua lucratividade e crescimento no mercado. Suas vendas atingiam seu pico de sazonal durante outubro e novembro, meses antes das festas de final de ano, quando seus distribuidores já se preparavam para o mesmo.

        A Blaine era uma empresa com uma postura conservadora, de capital aberto e tinha a maior parcela de ações sendo dos descendentes dos fundadores da companhia. Em todo esse tempo, de 80 anos da empresa aproximadamente, sendo administrada pelos familiares dos fundadores, a empresa só pegou empréstimo 2 vezes em sua história.

        Os recursos tomados emprestados foram para aumentar equipamentos em suas fábricas e durante o primeiro choque de petróleo na década de 70. As duas ocasiões foram pagas o mais breve possível, por a empresa ser muito conservadora, não tem o hábito de manter dívidas altas e muito longas. Em 2006 o balanço patrimonial da Blaine era o mais forte do setor. Seu maior uso de caixa e investimentos eram para pagamento de dividendos e acionistas pelas novas aquisições.

        A Blaine, em 2007, planejava continuar com sua política financeira e estava refletindo sobre a possibilidade de recompra de suas ações para aumentar a alavancagem da empresa, já que a liquidez não era o seu problema. A política da recompra de ações por um lado daria mais flexibilidade para definir futuros dividendos, os membros da família manteriam suas ações como anteriormente e mexeria no payout. Por outro lado, essa recompra trazia uma preocupação com relação a endividamento, descontinuidade de aquisições e diminuição das reservas de caixa da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com