TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Matemática Financeira e Estatística Aplicada

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Rafael da Silva Santiago

Trabalho da disciplina Fundamentos da Matemática Financeira e Estatística Aplicada, Tutor: Prof. Beniamin Achilles Bondarczuk.

Vtória-ES

2016

Estudo de Caso:

Fundamentos da Matemática Financeira e Estatística Aplicada

Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital

REFERÊNCIA: Timothy Luehrman, Joel Heilprin, 413 – P 02, Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital, 2009

O texto refere-se ao momento da Blaine Kitchenware no mercado, empresa de médio porte que possui sua sede nos Estados Unidos.

A Blaine Kitchenware foi fundada em 1927, e produz pequenos eletrodomésticos, em sua maioria para cozinhas residenciais.

Nos Estados Unidos, a Blaine possuía menos de 10% do mercado de eletrodomésticos para cozinha. A organização tinha dificuldades para crescer no setor de eletrodomésticos nos Estados Unidos, pois competia com produtos importados, que possuíam preços menores.

A Blaine passou então a explorar mercados externos, em 2006 45% de suas receitas era vinda do exterior, com vendas anuais em torno de 14 milhões de unidades. A Blaine atuava com os segmentos de utensílios para preparo de comida, utensílios para cozinhar e para o preparo de bebidas, sendo os utensílios para preparo de comida e os utensílios para cozinhar responsáveis pela maior parcela de receitas, em torno de 98%.

A maioria dos produtos da Blaine era vendida no varejo, com faixas de preço nunca maior que os produtos de marca nacionais mais conhecidas, as pesquisas sempre apontavam que a Blaine era uma marca bem vista pelos consumidores. A Blaine também passou a movimentar o segmento de produtos de ponta, que tinha como público alvo consumidores de classe alta.

Durantes os meses de outubro e novembro a Blaine tinha ótimas saídas de mercadoria, e em grande parte de datas comemorativas a Blaine vendia muito bem. Reformas em imóveis e o desenvolvimento imobiliário também contribuíam para bons momentos nas vendas.

A Blaine possuía uma fábrica em Minnesota que produzia peças de ferro, e a produção era terceirizada, em 2006 possuía serviços terceirizados na China, Vietnã, Canadá e México.

Dubinski, CEO da Blaine desde 1992 e pertencente a família de fundadores, levou a empresa a finalizar a oferta pública inicial, proporcionando liquidez a acionistas descendentes dos fundadores, que detinham 62% das ações. Dubinski também levou a Blaine a transferir sua produção para o exterior. A Blaine complementava sua oferta adquirindo produtos de outros fabricantes.

 A Blaine estava sempre atenta às tendências do mercado, e pretendia aumentar sua participação no segmento de utensílios para bebidas. As aquisições da Blaine sempre foram feitas com caixas ou ações.

Em torno de 85% da receita da Blaine, e 80% do resultado operacional eram derivados de produtos intermediários. A Blaine vinha de uma redução da margem operacional devido a custos de integração e baixas de estoques somados a recentes aquisições, a expectativa era que as margens operacionais voltassem a subir, visto que as atividades de integração estavam finalizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (409.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com