TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III – CONTABILIDADE, ESTATÍSTICA APLICADA E FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  4.848 Visualizações

Página 1 de 11

JOÃO BATISTA TEIXEIRA DA SILVA

PIM III – CONTABILIDADE, ESTATÍSTICA APLICADA E FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

JATAÍ

2015


RESUMO

A presente pesquisa visou sanar algumas questões referentes a gestão de negócios no que tange, a contabilidade geral principalmente em relação a organização do balanço contábil. Ou seja, as contas gerais da empresa. A empresa escolhida foi a JBS que representa uma empresa bastante grande e referência no agronegócio brasileiro. A JBS AS constituí uma empresa frigorífica de capital aberto, que foi um dos requisitos para nossa escolha. Também abordamos os principais conceitos da estatística aplicada, principalmente no que tange ao seu conceito até então propagado, mostrando que não se trata de um conjunto de técnicas restritas a ciência. A estatística nos mostra ser um ramo muito eficiente da matemática que nos possibilita compreender acontecimentos do cotidiano. Enfim abordaremos a importância da logística para a atividade administrativa, bem como a missão da logística para as empresas na produção além de todas as vantagens de utilizar a logística em operações como custos logísticos e financeiros dando mais qualidade ao atendimento ao cliente.

Palavra-Chave: técnicas, administração, decisões.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.................................................................................

4

2

DESENVOLVIMENTO......................................................................

5

3

CONCLUSÃO...................................................................................

13

REFERÊNCIAS................................................................................

14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho será apresentado com base nos dados da empresa JBS AS que é uma empresa em expansão no marcado brasileiro, fazendo parte de um número muito expressivo no estado de Goiás, foi fundada em 1953, ou seja, está representando o agronegócio brasileiro a 62 anos.

É hoje, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a companhia tem operado no processamento de carnes bovinas, suínas, ovinas e de frango além do processamento de couros. Também comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Seus negócios são divididos em três unidades: JBS Mercosul, JBS Foods e JBS USA, que incluem as operações de bovinos nos EUA, Austrália e Canadá, suínos e aves nos EUA, México e também Porto Rico.

O grupo controla ainda, marcas como Swift, Friboi, Maturatta, Seara, Cabana Las Lilas, Pilgrim's, Gold Kist Farms, Pierce, 1855 e Big Frango. A companhia ainda atua em 22 países dos cinco continentes (possui entre plataformas de produção e escritórios) atendendo mais de 300 mil clientes em mais de 150 nações.

A companhia decidiu, abrir seu capital em 2007 e desde então suas ações são negociadas na BM&F Bovespa no mais elevado nível de governança corporativa do mercado de capitais do Brasil, denominando o Novo Mercado. A companhia tem atualmente, mais de 216.000 colaboradores ao redor do mundo e 340 unidades, além de fábricas e escritórios comerciais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Contabilidade

A história nos mostra que o patrimônio sempre constituiu objeto de mensuração pela contabilidade, ela procura entender o registro e avaliação de desempenho dos negócios deixando evidentes os retornos dos capitais que foram investidos.

A Contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas. Daí, poder-se afirmar que a Contabilidade surgiu em função de um usuário específico, o homem proprietário de patrimônio, que, de posse das informações contábeis, passa a conhecer melhor sua “saúde” econômico-financeira, tendo dados para propiciar tomada de decisões mais adequadas (MARION, 2005, p 26).

Ainda de acordo com o autor a contabilidade trata-se de uma das medidas de avaliação de desempenho que fornecem diretrizes que dão mais segurança as tomadas de decisões nas empresas.

A contabilidade, serve como o registro de todas as ocorrências no meio empresarial apresentando resultados obtidos nas suas principais transações realizadas pelas empresas e também as mais simples. Criando comunicação aos interessados, dando-lhes respaldo sobre os resultados através das demonstrações contábeis. Em especial apresentamos o balanço patrimonial que evidencia o patrimônio geral da entidade escolhida para a pesquisa e estudo.

Será apresentado a seguir uma análise da estrutura geral do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, assim como sugere a Lei no 11.638/07. A empresa forneceu histórico onde podemos notar que as despesas nunca ultrapassaram receitas.

Gráfico 1: Histórico

[pic 1]

Fonte: JBS

Tabela 1: demonstração de resultados

Ativo / Passivo

Set 2014

1

Ativo Total

48,98B

1.01

Ativo Circulante

16,24B

1.02

Ativo Não Circulante

32,74B

2

Passivo Total

48,98B

2.01

Passivo Circulante

10,74B

2.02

Passivo Não Circulante

14,66B

2.03

Patrimônio Líquido

23,58B

Demonstração do Resultado

Set 2014

3.01

Receita de Venda de Bens e/ou Serviços

6.457,75M

3.03

Resultado Bruto

1.423,22M

3.04

Despesas/Receitas Operacionais

367,78M

3.05

Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos

1.791,00M

3.07

Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro

934,94M

3.08

Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro

157,94M

3.09

Resultado Líquido das Operações Continuadas

1.092,89M

3.11

Lucro/Prejuízo do Período

1.092,89M

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (786.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com