TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS Análise Do Filme Gandhi

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS Análise Do Filme Gandhi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  435 Visualizações

ETAPA 2 – FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Análise do filme Gandhi

No filme, a Índia passava por um momento de independência, refletindo em inúmeros conflitos que, tornaram as colônias independentes e pobres, trazendo a tona os problemas de subdesenvolvimento, a exploração do povo indiano, inclusive o infantil, controlados pela classe dominante por meio da violência, a miséria, moradias inadequadas e em zonas sem saneamento básico.

Sem controle de natalidade, famílias usavam de meios próprios para conseguir os meios de subsistência, com trabalhos pesados e mal remunerados, aumentando as disparidades entre as classes.

Gandhi tinha como proposta organizar movimentos e manifestações, de não violência, visando enfraquecer o poder dos ingleses, considerando que esta era a maior arma na defesa dos direitos das pessoas, atraindo a atenção dos olhos do mundo para a sua causa, com idéias revolucionárias, no intuito de acabar com o despotismo e o militarismo, atacando o sistema “sem dor”.

No Brasil, existem problemas sociais parecidos com os apresentados no filme que são muito mais evidente nas regiões Norte e Nordeste, onde existe o trabalho mal remunerado, áreas de subnutrição da população, alto índice de natalidade, baixos níveis de escolaridade que impactam diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, impedindo seu crescimento.

A intervenção nestas áreas depende diretamente das políticas sociais, onde o assistente social é o intermediador que visa levar a informação aos usuários, garantindo os direitos sociais a educação, saneamento básico, moradias íntegras, acesso ao trabalho, previdência social, segurança e a alimentação, previstas pela Constituição Federal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com