TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE AMBIENTE DOS NEGÓCIOS

Casos: FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE AMBIENTE DOS NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ...........................3

2 - SURGIMENTO DA CONTABILIDADE.........................................................................4

2.1 - CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO.................................................................4

2.2 - CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL 4

2.3 - CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO............................................................4

2.4 - CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO.........................................................5

2.5 - AS MEDIDAS PROVISÓRIAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS, MUDANÇAS ECONÔMICAS E POLÍTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL........................................................................5

2.6 - A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA E MICROECONÔMICAS...................5

2.7 - A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL .......................................................................6

3 - CONCLUSÃO......................................................................................................................6

4 - REFERENCIAS...................................................................................................................7

1 - INTRODUÇÃO

A contabilidade desde os tempos mais antigos passou por diversas transformações onde o tempo muito primitivo tem como e sempre o principal objetivo era o controle das riquezas, e à medida que as primeiras civilizações começaram a aumentar as suas posses, veio a necessidade de se efetuar um novo tipo de controle, surgindo a partir daí os primeiros indícios da contabilidade.

No Brasil a contabilidade foi crescendo na medida em que o mercantilismo se expandiu país afora. Enquanto a Globalização proliferava a contabilidade internacional, daí nasceu da necessidade de uniformizar as normas da contabilidade, de numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países. Ao longo da evolução o homem foi se tornando dependente aos laços que uniam a organização, de modo que passa a ser fundamental para sua sobrevivência. Existem indícios que o seu surgimento há 4.500 a.C. Quando os povos primitivos dedicavam-se à pecuária e a agricultura, logo foi surgindo as, cidades e as atividades comerciais.

Devido à ação humana que modifica o patrimônio, concluiu-se que a contabilidade poderia ser tratada como ciência sócia, com a vinda das normas internacionais de contabilidade, o Brasil e outros países buscaram proporcionar as uniformidades as demonstrações, gerando assim redução de custos de muitas empresas, promovendo e gerando eficiência para todas as organizações no país.

2 - SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu com própria história da civilização, no início da existência humana, devido à necessidade do homem se organizar a respeito de suas riquezas. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio.

A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em suparatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. À medida que o homem começou a possuir uma maior quantidade devalores, percebeu a necessidade de se fazer um controle sobre seus bens ou criações, surge a partir daí os primeiros registros, sendo esses feitos através de diferentes objetos, ou por intermédio de símbolos, A contabilidade, desde o seu surgimento, passou por diversas mudanças, por diversas escolas que fundamentavam o conceito e os estudos referentes à mesma, e está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios, a prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

2.1 - CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO

E o período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano. A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

2.2 - CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL

E o período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

2.3 CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO

E o período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com