TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE II PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA

Por:   •  6/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANDRÉIA APARECIDA REIS COSTA - 1101649

ANDREIA RODRIGUES – 404435

JULIANA DOS REIS DA COSTA – 908828

PORTIFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS  FASE II

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA.

        

CURITIBA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER [pic 1]

ANDRÉIA APARECIDA REIS COSTA – 1101649

ANDREIA RODRIGUES - 404435

JULIANA DOS REIS DA COSTA - 908828

PORTIFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS   FASE II

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA.

Trabalho apresentado à UTA Fundamentos da Educação fase II, do Curso de Pedagogia, Turmas 2013/07, 2013/09, 2013/10, 2014/02, 2014/03 2014/05 2014/07 2014/08 do Centro Universitário Internacional  UNINTER                                                                                                                        

                                                                               

                                                                               

                                                                                Tutor Local: Maria de Lourdes  Gribner

                                                                                Centro Associado: Pólo Sítio Cercado

CURITIBA

2014


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4.        REFERÊNCIAS        

       

       

  1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho o objetivo é realizar uma análise do PPP da Escola da rede Municipal cei professor josé cavallin nos seus aspectos pedagógicos e administrativos, relacionando-o à comunidade escolar. Considerou-se para a realização deste trabalho um estudo de caso. Posteriormente, visitou-se a escola com o ímpeto de conhecer e realizar uma pesquisa escolar e sua comunidade envolvida. A partir desse contexto, fez-se a análise do PPP da referida escola, utilizando concomitantemente o suporte teórico.

        Ao reconhecer a importância do PPP que tem a função de organizar política e metodologicamente o ambiente escolar, trazemos uma discussão de dois importantes teóricos que podem nos ajudar a pensar melhor tal mecanismo de ação participativa no campo da gestão. Deste modo, este trabalho traz uma proposta de estudo com base nas análises sobre a compreensão das dimensões políticas e práticas do Projeto Político-Pedagógico (PPP), como um dos fatores que encaminham a democratização da gestão escolar. Com base no PPP, observaram-se cuidadosamente vários aspectos, entre eles,  a função da escola, relação entre aluno,escola e comunidade, a importância de se criar um PPP (Projeto Politico Pedagogico) para escola, a importância dos professores observarem o perfil de seus alunos, rotina diária, objetivo, filosofia, metas, parcerias, entre outros.

        Desse modo, constatou-se que o Projeto Político Pedagógico é bem estruturado e a escola é aberta para todos os tipos de projetos escolares e parcerias que acrescentem e levem uma melhor informação e conhecimento para o desenvolvimento de alunos cidadãos, além de valorizar o cotidiano dos alunos e ser aberta à comunidade em geral .

         Quanto mais envolvimento e participação da comunidade escolar, de pais, alunos, professores, diretores, pedagogogos e demais funcionários  na construção do Projeto Político Pedagogico da escola, mais efetivo ele será na sua definição  de implementação.

  1. DESENVOLVIMENTO

A instituição visitada foi a Escola Municipal CEI Prof. José Cavallin, situada na R. Madre Emília Riquelme, 859, Sítio Cercado, conta com aproximadamente com 115,000 habitantes. É um bairro em pleno desenvolvimento, comércio local bem variado, com unidades de saúde locais e 24 horas, escolas municipais, estaduais e particulares, uma Rua da Cidadania que disponibiliza serviços públicos a toda comunidade, Batalhão da policia Militar, Corpo de Bombeiros entre outros.

        Inicialmente a escola atendia por nome de Esc. Mun. Jardim das Bandeiras quando em 1992, na implementação do CEI mudou-se o nome ao que está no momento. A escola atende Educação Infantil e Ensino Fundamental, compreendendo período integral das 08:00 às 17:00 horas. O numero total de alunos matriculados é de 490 com capacidade para 550 alunos. A escola conta com 15 salas de aula, 1 biblioteca, 1 laboratorio de informática, 1 sala de vídeo, 3 espaços para área de Educação Fisica, 6 banheiros.

Na observação dos dados familiares, a comunidade escolar apresenta grandes contrastes sócio-culturais. As famílias são constituídas por elementos que variam entre pai e mãe incluindo avos, tios, madrinhas ou até mesmo um tutor sendo responsáveis pelos mesmos. É evidente que há muita diversidade entre as inúmeras famílias que compõem a comunidade da escola. Pode-se constatar esta realidade através de uma pesquisa de campo cujo resultado nos informa que 10,13% dos alunos não convivem com seu pai ou mãe biológicos.

Quanto à participação dos pais, a escola sempre busca mecanismos para que estes se envolvam sobre o que está acontecendo, seja em festas temáticas, órgão representativo e ou conselho.

A escola conta com o Conselho Escolar, a APPF e eventos como a Festa Julina, Chá Literário e recentemente por forte influencia dos jogos mundiais, a Mini Copa José Cavallin.

A instituição não conta com a Guarda Municipal para segurança, somente em casos de roubo ou outro evento por curto período de tempo. Conta apenas com câmeras de segurança e a alimentação é feita pela empresa Risotolândia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com