TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS II

Exames: FUNDAMENTOS II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação à Distância

Serviço Social

Polo Porto Alegre

Disciplina: Fundamentos II

Cassiana Garcia Cardoso RA 406336

Jucileia Machado Godinho RA 7932709139

Luciane Teresinha Aha Machado RA 415163

Neida Cristiane Costa Gerber RA 409133

Maria Helena Gussatschenko RA 417908

Professor de Ensino a Distância (EAD): Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Porto Alegre, 30 de abril de 2014.

INTRODUÇÃO

O Serviço Social ao longo de sua história produziu diferentes formas de relacionar-se. Através da leitura de textos relacionados e informativos da época abordamos assuntos correlacionados. A reconceituação das três correntes teóricas, Positivismo, Fenomenologia e Dialético, o Documento de Sumaré e o de Araxá. Dando uma abordagem nos acontecimentos nesta época.

TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O Serviço Social tem suas origens bem vinculadas à doutrina da Igreja Católica ela surge como desdobramento da ação social e das ações católica da igreja. As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal.

O Serviço Social brasileiro procurou aproveitar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, serviço social e comunidade, posteriormente desenvolvida na comunidade.

Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista, reconhecia que quanto sua compreensão de dinâmica social era frágil. Do ponto de vista metodológico, grande ênfase ao desenvolvimento de comunidade difundido amplamente, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OEA (Organização dos Estados Americanos) nas décadas de 50, 60 e início de 70 através de assistência técnica a projetos, cursos, seminários e alcance de ampla literatura.

O processo de implantação da política em países como a América Latina revelou uma realidade subdesenvolvida: baixo índice de renda da população, ausência de infra - -estruturas de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade.

No Brasil o encontro regional de Serviço Social do nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao serviço social tradicional e anseio de reconceituação.

DOCUMENTO DE ARAXÁ

A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá (19-26/03/ 1967) e Teresópolis (10-17/01/1970). Esses dois documentos podem ser considerados que a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a ditadura tornou dominante.

Encontro de Araxá em MG (1967) reunindo 38 Assistentes sociais docentes e não - docentes promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (BISS).

Tendo como objetivo repensar a teoria básica de Serviço Social e sua metodologia. O Serviço Social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturas sociais inadequadas, com este tipo de ação tem dimensões corretivas e promocionais, ressaltando que promover é capacitar, flui a reflexão que em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis o Macro e o Micro (no micro é operacional, o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infraestrutura social). O documento entende-se a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação e serviços sociais fundamentais. O mais significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes Sociais não sejam mais meros executores das políticas sociais, que sejam capazes sobre tudo de formulá-las e geri-las. Sete encontros foram realizados para discuti-los, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina.

DOCUMENTO DE SUMARÉ

O correu em Sumaré de (20-24/11/1978). Para preparação do seminário realizou-se uma pesquisa para conhecer a opinião dos assistentes sociais em 1976. Ainda como preparativos para o Seminário foram enviados ofícios a 276 profissionais solicitando sugestões para retomada do Documento de Araxá. Destas medidas preliminares resultaram : manter inalterado o documento de Araxá, e houve apontamento de novos questionamentos para serem discutidos; então foram relacionados três questionamentos interdependentes;

* O Serviço Social numa perspectiva do método científico de construção do Serviço Social;

* O serviço Social a partir de uma abordagem de compreensão, ou seja, interpretação fenomenológica do estudo científico do serviço social;

* O Serviço Social a partir de uma abordagem dialética. Foi proposto que os documentos bases do seminário fossem construídos a partir dessa temática. A construção desses documentos ficou restrita a localidades onde houvesse cursos de mestrado (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre). Para o Seminário chegou seis trabalhadores (2 de cada temática) produzidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, os grupos de Porto Alegre não enviaram documentos.

O Seminário se constitui do estudo dos três temas básicos relacionados aos questionamentos:

1 - O Serviço Social e a Cientificidade

2 - O Serviço Social e a Fenomenologia

3 - O Serviço Social e a Dialética

O objetivo geral do Serviço Social e a ação libertadora e transformação do sistema e dominação e que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com