TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS II

Exames: FUNDAMENTOS II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP

VALPARAISO DE GOIÁS

Curso: Serviço Social 3ª semestre

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

Professora Ead: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Serviço Social: Apresentação, Reconceituação e Modernização.

Acadêmicas:

Abelin Maria PereiraCardoso RA: 6953495353

Giselle Valadares de Oliveira RA: 7581620009

Jaqueline Silva de Oliveira RA: 9978021656

Lucimar Oliveira Barboza RA: 6785393361

Rosilene do Nascimento Oliveira RA: 8137752427

Telma Ferreira dos Santos RA: 6506256529

Apresentação de relatório

Valparaíso de Goiás, 30 de Março de 2014.

Rumo a novos horizontes no Serviço Social

O Serviço Social tem sua origem na Igreja Católica, que tem como base o desenvolvimento e transformação relacionados as questões econômicas e sociais que a sociedade enfrenta em seu dia a dia.

As primeiras escolas de serviço social eram formadas por cristãos que tinham como base a caridade (benemerência), e deixavam equivocada a questão, ou seja, seus efeitos e causas.

Diante desses fatores foi necessário reformular o Serviço Social de forma a mudar sua característica e atuação, principalmente no exercício da profissão e suas ações. A compreensão das demandas sociais presente nos grupos e instituições era defasada e diante disso foi necessária a complementação através dos seminários, cursos, que de alguma forma ajudaria a mudar essa visão errônea do Serviço Social.

Vários eram os problemas que acometiam a sociedade podemos citar: Familiares, Analfabetismo, Saúde precária e sem estrutura (Falta de Investimentos).

Segundo (Faleiros 2009), o Serviço Social passaria a mudar o desenvolvimento, teoria e nova ideologia.

A primeira manifestação das Escolas de Serviço Social foi em 1964 no nordeste onde se buscava a modernização do Serviço Social e atuação frente aos problemas enfrentados nas regiões subdesenvolvidas do nordeste.

O processo de Renovação iniciou-se no seminário de Araxá e Teresópolis, que foi o marco na tentativa de adequação do Serviço Social de forma a repensar a profissão, a teoria e metodologia.

O Seminário de Teresópolis trouxe como finalidade a redefinição do papel do Assistente Social e valorização da ação. Enquanto o Seminário de Sumaré era o modo cientifico do Serviço Social, organização e crescimento da categoria profissional.

O primeiro Seminário Latino Americano em Porto Alegre é marcado pela ruptura com o tradicionalismo, oque gerou o corte umbilical das amarras imperialistas.

Esses seminários trouxeram vários aspectos que trariam mudanças na estrutura, ação e prática. Podemos ressaltar a legitimação da ação profissional, colocação a serviço dos interesses dos usuários, aprofundamento da compreensão do Assistente Social em relação às politicas sociais e sua prática profissional.

O processo de Reconceituação tem duas vertentes: Vinculo com a classe trabalhadora e defesa de seus direitos. Em 1983 é aprovada uma lei de número 8862 que regulamenta o exercício da profissão e uma nova perspectiva de transformação sócia. Toda essa transformação tem suas raízes e motivações no movimento de Reconceituação, que direcionou e impulsionou as mudanças em toda a dimensão estrutural e profissional.

Os seminários foram essenciais no desenvolvimento dessas ações no sentido de sua atuação, promoção, politicas sociais e reformulação. O serviço Social passa a ser visto como uma profissão modelo que precisa uma nova roupagem, organização e representação que influência o comportamento humano e o meio em que vive.

O objetivo do Serviço Social é atuação junto aos desajustamentos sociais, econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com