TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação Assistida Por Computador

Artigo: Fabricação Assistida Por Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

FABRICAÇÃO ASSISTIDA POR COMPUTADOR

LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA

1 – DEFINA CN

R.: Comando Numérico é um equipamento eletrônico capaz de receber informações por meio de entrada própria, compilar estas informações e transmiti-las em forma de comando à máquina operatriz, de modo que esta, sem a intervenção do operador, realize as operações na sequencia programada.

2 – DEFINA CNC

R.: O Comando Numérico Computadorizado (CNC) é um equipamento eletrônico utilizado principalmente no controle de máquinas - ferramenta no processo de manufatura de peças. Comparadas às máquinas - ferramenta convencionais (manuais ou semiautomáticas), essas com CNC proporcionam maior flexibilidade, precisão e uniformidade na manufatura. Em termos simples, o objetivo de uma máquina - ferramenta com CNC é fazer com que as ferramentas de corte ou usinagem sigam, automaticamente, uma trajetória pré-programada através de instruções codificadas, com a velocidade da trajetória e a rotação da ferramenta ou peça também pré-programadas.

3 – O QUE É UM SERVO DRIVE?

R.: Um servo drive é um amplificador eletrônico usado para energia elétrica. Monitora o retorno do sinal do servomecanismo e ajusta continuamente para desvio do comportamento esperado.Uma unidade servo recebe um sinal de comando a partir de um sistema de controle, amplifica o sinal, e transmite a corrente elétrica para um servo-motor, a fim de produzir o movimento proporcional ao sinal de comando. Tipicamente, o sinal de comando representa uma velocidade desejada, mas também pode representar um binário desejado ou posição. Um sensor ligado ao servo-motor relata o status real do motor e volta para o servo drive. Oservo drive, em seguida, compara o estado real do motor com o estado do motor comandado. Em seguida, altera a tensão de frequência ou de largura de pulso para o motor, de modo a corrigir qualquer desvio a partir do estado ordenado.

4 – O QUE É UM SERVO MOTOR?

R.: Osservo motores possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde o setor da robótica de pequeno porte até as indústrias e seus dispositivos automáticos. O Servo motor é um dispositivo eletromecânico que possui uma parte fixa (estator) e outra móvel (rotor), como muitas outras máquinas síncronas. O estator possui bastante semelhança ao de uma máquina elétrica convencional, porém com restrições quanto à alimentação. O rotor é composto por imãs permanentes, os quais são posicionados alinhadamente sobre o rotor e com o controlador, ou gerador de sinais, chamado de resolver.

Utilizando a tecnologia de imãs permanentes, os servo motores podem proporcionar precisão e controle de velocidade e posição, sem contar na grande vantagem de ser possível controlar o torque no eixo, de forma constante e em larga faixa de rotação.

5 – O QUE É UM MOTOR DE PASSO?

R.: Os Motores de Passo são dispositivos eletromecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares, denominados “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada sequencia nos terminais deste. A rotação de tais motores é diretamente relacionada aos impulsos elétricos que são recebidos, bem como a sequencia a qual tais pulsos são aplicados reflete diretamente na direção a qual o motor gira. A velocidade que o rotor gira é dada pela frequência de pulsos recebidos e o tamanho do ângulo rotacionado é diretamente relacionado com o número de pulsos aplicados.

6 – O QUE É UM TRANSISTOR?

R.: O transistor é um componente eletrônico que começou a se popularizar na década de 1950 tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960, e cujas funções principais são amplificar e chavear sinais elétricos. Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco em mais forte.O transistor tipo TJB (transistor de junção bipolar) contem três terminais que são denominados: Emissor, Base e Coletor. Já os transistores tipo FET (Transistor por efeito de campo) tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com