TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.

Monografias: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

2.DESENVOLVIMENTO

Os grandes aparelhos estatais governados pela classe dominante parecem feitos para subjugar, submeter o proletariado, exercendo a função de reproduzir a subordinação das classes dominantes. Embora os estados sejam ideológicos são também repressivos. O primeiro padrão de mudança social se caracterizou por uma forte expansão de renda per capita acompanhada de significativos de crescimento da desigualdade da repartição da renda pessoal durante 1960 até 1980. O Brasil, seguiu orientado pelo avanço do projeto industrialização nacional, com o importante impacto decorrente do movimento geral de urbanização. Após percorrer todo o processo histórico que envolve as políticas sociais e posteriormente a avaliação destas políticas e dos programas sociais, constata-se que o processo de avaliação é de fundamental importância para se conhecer os resultados gerados por esses programas e analisar se o que foi proposto nos objetivos foi ou está sendo cumprido. Ao produzir informações sobre as políticas sociais e programas implementados, a avaliação possibilita conhecer melhor o funcionamento desses programas e políticas na realidade para a qual foram criados, permite reformular alguns aspectos que não estão produzindo os efeitos esperados e gerar melhorias para o público alvo para o qual ele se direciona.

Antes da implementação de uma política ou programa, a avaliação possibilita conhecer quais os gastos serão gerados com o projeto, a partir da análise de contexto, o que é de fundamental importância para se conseguir verbas e financiamentos para se conseguir colocar em prática o que se está propondo, uma vez que os investimentos sociais são escassos e mínimos, então se não é possível prever os gastos, também não é possível se conseguir os recursos financeiros necessários para sua implementação. Com o projeto já implementado, a avaliação analisa como os recursos foram gastos, onde se aplicaram as verbas, se o dinheiro realmente foi gasto com o que se propôs e se o projeto está alcançando seus objetivos e como ele está fazendo isso, avaliando a eficácia (se atingir o que foi proposto), eficiência (gastar os recursos devidamente) e efetividade (mudanças geradas pelo programa/política, de forma efetiva ou permanente).

A Psicologia Social, até o início dos anos 1960 parecia que daria respostas a todos os problemas sociais, mas foi atravessada por uma polêmica em torno de seu caráter teórico e ideológico, ocasionando uma crise.

No Brasil, a Psicologia Social cresceu em meio às conturbações políticas e sociais internas. Cresceram, também, nas empresas e nas instituições brasileiras, as práticas de dinâmica de grupo e de intervenção psicossociologia que privilegiavam as relações interpessoais, empresariais e/ou terapêuticas. Houve ainda um crescente aumento no número de cursos de psicologia criados no país.

A década de 1960 também foi importante para a Psicologia pela conquista de sua autonomia e pelo reconhecimento da profissão de psicólogo regulamentada pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que estimulou a criação de novos cursos, assim como consolidou o ensino da Psicologia nos cursos superiores. Dessa forma, ocorreu o desenvolvimento da produção psicossocial, principalmente em relação a disciplinas, como “Dinâmica de Grupo e Relações Humanas”, “Seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com