TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade

Dissertações: Faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução:

Nessa etapa da ATPS, estudaremos sobre as definições básicas sobre a Estatística e veremos, também, como e quando podemos usar essas definições; para que servem e como utiliza-lás.

Vamos iniciar essa etapa com a idéia de cada integrante do grupo sobre os conceitos da Estatística; essa opinião foi debatida e, ao final, colocamos os nossos conceitos em apenas um único texto.

2. Os Conceitos Introdutórios de Estatística Descritiva.

Por incrível que pareça nos deparamos com a Estatística quase todos os dias como, por exemplo, sobre as pesquisas realizadas sobre a eleição que acontecerá esse ano. A Estatística apresentada pelos jornais é qual intenção de voto da população, qual candidato está na frente e quem está em último lugar. Outro bom exemplo de estatística é as pesquisas realizadas sobre o número de habitantes de uma determinada cidade.

Todas essas informações são apresentadas sobre uma “ESTATÍSTICA”, mais afinal de contas, O QUE É A ESTATÍSTICA?

A Estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricas; os especialistas nessa área são chamados de “ESTATÍSTICOS”.

A estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para os governos. A situação evoluiu a esta coleta de dados representada somente um dos aspectos da estatística.

Resumindo, a estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.

Esses dados são apresentados em forma de gráficos para que possa haver melhor entendimento pelo governo e sua população.

Em outras palavras, a estatística é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos realizados em qualquer área do conhecimento.

Dentro da estatística existem duas ramificações consideráveis, que são:

• Estatística Descritiva: é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados.

• Estatística Inferencial: é o ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

2.1 – Conceitos Básicos:

Dados: conjuntos de informações que constitui o objeto de estudo da estatística.

População (ou universo): conjunto de todos os elementos / valores que pretendem estudar.

Unidade estatística (ou amostral): elemento da população que é objeto de observação.

Variável: característica comum aos elementos da população (cujo valor pode ser diferente de elemento para elemento).

Amostra: subconjunto de elementos extraídos de uma população (conjunto de todas as observações da característica em estudo efetivamente recolhidas).

2.2 – Partes da Estatística:

Dentro da estatística existem algumas partes que são:

• Estatística Descritiva: é a etapa inicial da análise para descrever e resumir dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.

• Estatística Indutiva ou Inferência: é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.

• Probabilidade: a teoria de probabilidade nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.

2.3 – ESTATÍSTICA DESCRITIVA:

É a ferramenta utilizada para extrair informações resultantes de uma amostra de dados. Primeiramente, é necessário definir os atributos de interesse do estudo que devem ser verificadas. Tais atributos são chamados de variáveis.

2.3.1 – Variáveis qualitativas:

Exemplo 01:

População: Moradores de uma cidade

Variável: cor dos olhos.

Exemplo 02:

População: Peças produzidas por uma máquina.

Variável: Qualidade.

Exemplo 03:

População: Candidatos ao vestibular.

Variável:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com