TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdades

Pesquisas Acadêmicas: Faculdades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as concepções de Arthur Rios e Balbina Otoni Vieira acerca do Desenvolvimento de Comunidade:

No ano de 1957 Arthur Rios em sua obra salienta a importância dos grupos de base na construção de um regime político adequado as necessidades naturais do homem e propõe a educação de comunidade para promover o aumento de padrões de vida da comunidade através do planejamento democrático e possibilidade de recursos.

Na mesma década Balbina Otoni Vieira incorpora sugestões às metodologias de Desenvolvimento de Comunidade em seu livro.

A formação do Assistente Social brasileiro teve bastante influência naquela época onde o discurso era basicamente voltado para um esforço de participação das populações trabalhadas no processo de organização e de desenvolvimento local.

Nesse aspecto podemos destacar as principais análises dos autores e sua visão de sociedade:

Recomendações do governo americano no acordo com o Brasil para educação rural e Seminário de Educação de Adultos. Experiência modelo da política desenvolvimentista que responde aos interesses das classes dominantes no sentido de modernização rural mediante educação de adultos. Desenvolver entre as populações marginalizadas o sentido de ajustamento social.

A Obra de Rios com tenta fazer uma conexão entre educação e saúde, destacando o planejamento. Os modelos fragmentam e isolam os trabalhadores das decisões e ações a nível local. Não instrumentaliza a população na área de planejamento. Ele trata da estrutura e dinâmica interna do grupo, princípios e normas da educação grupal, passando em seguida a abordar a comunidade, sempre dentro dos limites restritos de uma localidade ou de um município.

Balbina exemplifica seu conceito de comunidade como “um conjunto residencial, uma vila, uma cidade, um bairro”. Não se coloca as problemáticas sociais.

O texto expõe que devem ser introduzidos nos programas assuntos nacionais e internacionais como: democracia, direitos e deveres do cidadão como votar e escolher governantes, mas isso não passa de retórica.

Tanto Vieira como Itaperuna adotam o tripé positivista em sua estratégia de ação: indivíduo, família e comunidade. A família como unidade de controle e manutenção da ordem social. Privilegiando a educação da mulher com visitas domiciliares e organização dos jovens;

Rios tem menos ênfase na família e mais no modelo sistêmico. Concepção unitária do mundo com partes independentes. Noção de integração social com conceitos de equilíbrio e estabilidades.

Vieira afirma que a comunidade se caracteriza pela heterogeneidade dentro da homogeneidade. Prega que a comunidade deve participar no estudo dos problemas e recursos locais na elaboração, interpretação e execução dos programas e projetos de melhoria de vida.

Por fim percebe – se que as obras especificadas se colocam com uma ideia de participação popular, ou seja, traduz – se pela contribuição que as lideranças e o povo concedem aos técnicos no estudo dos problemas, elaboração execução dos programas de “melhoria de vida local”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com