TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falhas Do Bolsa Família

Artigos Científicos: Falhas Do Bolsa Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  580 Visualizações

Quais as falhas que o Programa Bolsa Família possui?

• As falhas do sistema

A transferência de renda encontra problemas no que tange à redução da pobreza. Um artigo da Revista Brasileira de Economia mostra um modelo econométrico o qual analisa a pobreza e seus principais determinantes, destacando que o governo parece não alcançar seus objetivos com este ato para transmudar a dinâmica da pobreza.

Este modelo econométrico também evidencia a ideia de que transferência de renda valida o incentivo a não buscar um trabalho e só depender da demanda do ou dos, dependendo do indivíduo ou família, programas sociais. Dessa forma, esses indivíduos são estipulados a permanecerem na pobreza para continuarem a ser beneficiários dos programas.

Há também outro argumento para que os objetivos de transferência de renda não alcance seu esperado ponto que seria o mau controle desses programas, como por exemplo, o dinheiro que seria destinado aos indivíduos considerados verdadeiramente pobres não seja beneficiário dos programas. Em auditorias realizadas por amostragem no programa Bolsa-Família, verificou que em 90% das cidades que têm usuários do programa, tem renda superior ao determinado pelo programa. ¹

A alternativa favorável para que essas falhas se desfalquem, seria uma organização completa de projetos públicos, uma reforma de ideias, a observação das verdadeiras necessidades, direcionadas às pessoas que realmente precisam, além, de novas concepções de qual deve ser o papel do Estado no âmbito social.

¹ Os programas de transferência de renda do governo impactam a pobreza no Brasil?, Revista Brasileira de Economia, 2011.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com