TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falimentar

Resenha: Falimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

No primeiro momento encontramos uma abordagem histórica do autor no qual descreve a evolução da antiga LFC (Lei de Falências e Concordatas) até a atual LRE (Lei de Recuperação de Empresas). O autor demonstra de fora clara e coesa, através de uma linguagem simples que fica fácil a compreensão leitor que a LRE foi fruto das transformações econômicas das últimas décadas. Essa norma veio com o intuito de tentar diminuir os aspectos controvertidos que existem entre a satisfação do crédito ao credor, ou seja, uma relação privada, e a manutenção da empresa levando em consideração a sua importância no contexto socioeconômico que possui um caráter público-privado.

No decorrer do livro o autor ressalta qual seria o “público alvo” da LRE, pois é de suma importância saber qual o seu campo de atuação, perfunctoriamente só o empresário devedor será amparado por tal dispositivo legal, ou seja, está direcionado peremptoriamente para aqueles que, singular ou coletivamente, exercem atividade empresarial. Desta forma ficam excluídas da recuperação e da falência empresas públicas, sociedade de economia mista, instituições financeiras, cooperativas de crédito, entre outras que estão previstas no art.2º, inciso II.Observamos no texto que o autor abordou a competência do Poder Judiciário para conduzir o processo falimentar trazendo como princípios do juízo concursal : o princípio da unidade; da indivisibilidade; da universalidade.

Destarte verificamos com a leitura destes capítulos que a LRE é muito mais do que um conjunto de regras jurídicas que visa sastifazer os credores com seus respectivos créditos. A LRE tem uma essência socioeconômica muito forte, fato verificado nos artigos da referida lei, em especial o art.83º, inciso I, quando prioriza os créditos trabalhista, ou seja a LRE e o Direito Falimentar muito colabora para uma melhor solução desse conjunto complexo de relações jurídicas que existem no processo concursal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com