TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Na Sociedade Contemporânea

Pesquisas Acadêmicas: Familia Na Sociedade Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

A família é considerada a mais importante células de todos os grupos sociais, pois é através dela que aprendemos a perceber o mundo e a nos situarmos nele. É através da família que formamos nossa entidade social, a base do processo da socialização.

Boa educação e exemplo dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

Desde o início do processo de industrialização, a sociedade vem passando por transformações que resultam em uma postura cada vez mais individualista por parte da maioria da população jovem. Com o passar dos anos o ingresso da mulher nomercado de trabalho se fez mais e mais necessário para a maioria das famílias, diminuiindo assim, o tempo disponível para a dedicação aos filhos daquela que, antes, só se dedicava quase que exclusivamente à formação das crianças.

O educador Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, declara que a partir do momento em que as crianças ficam soltas na comunidade e entregues às diversões eletrônicas, há uma perda de referência em relação aos valores considerados importantes para o desenvolvimento de uma base sólida. Porém, segundo ele, não basta apenas estar presente, é preciso saber educar de forma correta.“O problema, a meu ver, não é o tempo que os pais passam com os filhos. O desafio está na qualidade dessa convivência, que deve ser marcada por um forte componente de presença educativa”, diz Costa.

O educador ainda afirma que, no Brasil, a ausência dos pais na formação dos filhos é algo recorrente.“Existem muitos educadores familiares que não são pais biológicos das crianças sob sua responsabilidade”,revela.

Em países de primeiro mundo como os Estados Unidos, há aqueles que argumentam que com a vida agitada com uma jornada de trabalho exautiva fica impossível acompanhar os filhos de perto em suas atividades diárias.

É bem verdade que temos a obrigação de prover um teto seguro, comida, roupas, edudação, etc, a nossas crianças. Más não se deixe enganar: a educação espiritual e a convicência social da família uns com os outros é igualmente inportante para a vida dos filhos. Mesmo famílias com somente um dos pais podem elaborar uma maneira de se suprir todas essas necessidades.

Nunca nos esqueçamos de que a sociedade de amanha é formada dentro de nossos lares, e que somos responsáveis por seu sucesso ou fracasso. Só a família pode nos auxiliar nos momentos mais difíceis e inesperados de nossas vidas, e sem o apoio da mesma ficamos sem base para seguir adiante dos obstáculos.

Família é um projeto de Deus. Ele foi o seu criador. E nós temos a obrigação de cooperarmos com Ele na sua preservação.

Reserve tempo de qualidade para a sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com