TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farinha, Malte, Café Instantâneo, açúcar E Leite Em pó têm Sido A Causa De Muitas Explosões Na Indústria Alimentícia Em Anos Recentes. As Estatísticas Mostram Que Mais De 30% Das Explosões, Envolvendo pós Ocorreram Na Indústria Alimentícia E

Artigo: Farinha, Malte, Café Instantâneo, açúcar E Leite Em pó têm Sido A Causa De Muitas Explosões Na Indústria Alimentícia Em Anos Recentes. As Estatísticas Mostram Que Mais De 30% Das Explosões, Envolvendo pós Ocorreram Na Indústria Alimentícia E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Há históricos de que já ocorreram explosões em colheitadeiras, tidas como de causas desconhecidas. Uma dashipóteses prováveis é que ocorreu ali uma explosão do pó em suspensão dentro do recipiente de armazenagem dos grãos na colheitadeira. Os secadores normalmente possuem sua matriz de aquecimento a fogo vivo, a lenha,sendo o risco uma constante neste setor; muitas vezes é neles que se iniciam os incêndios e explosões e, em face da elevada quantidade de material em seu interior, a extinção é muitodifícil.Nos silos (metálicos ou de concreto), o problema maior é quanto ao risco de explosõesconfinadas em seu interior quando das manutenções nas entre safras, quando os reparosnecessários são efetuados a solda ou maçarico, pois a poeira interna normalmente émovimentada pelas pessoas da manutenção, e sendo o silo uma peça fechada, suas explosõessão também catastróficas.

O armazenamento de grãos e farelos em barracões graneleiros também é fator de riscoà explosão de pó. Normalmente estas construções possuem grandes dimensões com largurasvariando de 20 a 50 metros, comprimentos de até 150 metros, arcos de cobertura com alturasde 10 a 20 metros. O piso de fundo pode ser plano ou em forma de “V”. O carregamentogeralmente se dá por transportadores instalados no ponto mais alto da cobertura em passarelasfixadas à própria estrutura de cobertura. Como as alturas são grandes, a descarga do produtono barracão gera grandes nuvens de poeira, principalmente se o produto não sofreu a limpezade modo eficiente nos equipamentos a montante. Para o esvaziamento, alguns dessesgraneleiros possuem túneis com equipamentos transportadores que normalmente conduzempara elevadores de canecas instalados nos extremos do barracão, com poços profundos.

Osistema composto por túneis e poços de elevadores constitui também áreas de grande risco aexplosões.Outra fonte de risco dentro do processo produtivo são os moinhos de martelo, se avedação não for adequada.Segundo estatísticas, as principais fontes de ignição causadoras de acidentes comexplosão de pó são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com