TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacognosia

Exames: Farmacognosia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Barbatimão

Nome cientifico: Stryphnodendron barbatiman

Estudos identificaram a composição química farmacologicamente ativa do barbatimão, demonstrando que os taninos estão presentes em todas as espécies Os taninos promovem a cicatrização das feridas, através de certos mecanismos celulares como a quelação de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, promovendo a contração da ferida e o aumento da formação de vasos capilares e fibroblastos.

Ações Farmacológicas: Seu uso terapêutico inclui os quadros diarréicos, diabetes mellitus, escorbuto e flatulência. Externamente é aplicado em ferimentos, hemorróidas e irritações vaginais. A atividade farmacológica realizada por esta planta deve-se à riqueza de taninos que sua casca possui, sendo portanto antileucorréico, antidiarréico e hemostático.

Princípios Ativos: Taninos, Amido, Matérias Resinosas e Mucilagens

Composição química: Tanino, resinas e mucilagens; alcalóides não determinados; amido; matéria corante vermelha; ácido tânico, flavonóides

Quina Vermalha

Nome cientifico: Cinchona calisaya

A casca do tronco da Chinchona, tem sido usada por séculos para o tratamento da malária, febre, indigestão, doenças da boca e da garganta, e o câncer; Seu nome é homenagem à condessa de Chinchon, esposa de um vice-rei do Peru, que foi curada em 1638 de uma febre com uso da casca; O uso formal da casca no tratamento da malária foi estabelecido em meados do século XIX quando os Ingleses iniciaram o cultivo mundial da planta para assegurar sua disponibilidade, pois a planta corria perigo de extinção em algumas regiões devido à colheita predatória de populações selvagens.

Atividades farmacologicas: Febrífugas, antimaláricas, tonificante, adstringente e cicatrizante.

Composição Química: Alcalóides, taninos, essências e princípios amargos e Quinino .

Cavalinha

Nome científico: Equisetum giganteum

Ações farmacológicas: Cavalinha serve para complementar o tratamento de tuberculose, nefrite, cistite, menstruações abundantes, hemorragias nasais, hemorragias no estômago, queda de cabelo, reumatismo, gota, artrite, úlceras, frieiras e infecções urinárias. As propriedades da Cavalinha incluem sua ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, antirreumática, digestiva e antidiarreica.

Composição química: Alcalóides piridínicos, quercetina e do campferol, palustrina e nicotina, derivados dos ácidos clorogênico, caféico e tartárico, flavonóides glicosilados da apigenina.

Alcaçuz

Nome científico: Glycyrrhiza glabra

O alcaçuz serve para ajudar no tratamento de abcessos, bronquite, catarro, conjuntivite, espasmos, feridas, furúnculos, gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas.

Ações farmacológicas: As ações farmacológicas do alcaçuz incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com