TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácia da missão da quintessência

Projeto de pesquisa: Farmácia da missão da quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema.

O atual cenário econômico anuncia uma nova ordem para as organizações que pretendem garantir sua longevidade. Não basta ter produtos e serviços de qualidade, o que realmente pode garantir a perenidade de uma empresa é a gestão do conhecimento estruturando sua gestão estratégica.

Novos paradigmas das organizações permeiam diferentes níveis e perspectivas que demandam mudanças de visão e ação, se o objetivo for perseguir o que é essencial para o futuro.

As mudanças são inúmeras e afetam o ambiente externo, com cenários muito mais turbulentos e instáveis, mas que ao mesmo tempo, trazem uma evolução no conceito de competição mais harmonizado com o conceito de cooperação, ensejando relacionamentos “ganha-ganha” para todos os atores do ecossistema onde as organizações se encontram inseridas.

Outra mudança que merece destaque é a percepção de valor por parte dos clientes, ao longo das últimas décadas, uma vez que, se anteriormente o que tinha valor eram os aspectos objetivos e tangíveis de uma relação comercial, hoje o que de fato está em alta junto aos clientes são os aspectos subjetivos e intangíveis que uma determinada organização oferece e que a diferencia de suas concorrentes.

Por último, mas não menos importante, ressaltamos a evolução do aprendizado, da educação e da informação dentro das organizações. O que até bem pouco tempo era tratado como função apenas da escola, onde se aprendia de uma vez por todas e para o resto da vida, hoje é entendido como uma função da escola e da empresa, alimentando um processo contínuo de aprendizado.

Desenvolvimento

A mais de vinte e sete anos no mercado a empresa farmacêutica Quintessência vem mostrando a cada dia seu desenvolvimento e planejamento nos medicamentos de manipulação homeopáticos, alopáticos , florais, fitoterápicos e cosméticos.

Seu surgimento começou em torno de uma idéia de quatro jovens recém-formados, eles resolveram se unir e montar uma rede de farmácia homeopática, onde pudesse exercer desde a assistência farmacêuticas até a resolução da saúde dos clientes.

Seu nome foi uma alusão a Aristóteles que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais – terra ,água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era considerada inerte, pois era essa “quinta essência” que permitia a vivificação da matéria., assim surgiu o nome da empresa Quintessência.

No começo os quatro jovens juntaram suas forças e conhecimento de trabalho e exerceram durante dois anos todos seus aprendizados e mais um pouco dentro da empresa, trabalhando desde do balcão de atendimento até as visitas médicas aos clientes.

Depois de alguns anos de esforço e dedicação os quatro empresários resolveram montar a primeira filial, aonde a partir daí começaram a contratar funcionários para ajuda-los a dividir os serviços que começava a ficar cada dia maior.

AÍ eles não pararam abriram outras filiais, e hoje a empresa disponibiliza de cinco filiais no Município do Rio de Janeiro, serviço de entrega em domicilio, plantão de portas abertas aos domingos e feriados e assistência farmacêutica especializada. Entrega em todo o Brasil, via Sedex para facilidade e comodidade de seus clientes.

O planejamento estratégico de uma empresa pode ser definido como um conjunto de escolhas que orientam o gerenciamento do presente e a construção do futuro, sob condições de incerteza.

É importante ressaltar que para a fase de diagnóstico do processo de planejamento estratégico, foram inseridos novos elementos identificados a partir dos capitais do conhecimento.

O processo de planejamento estratégico induz a empresa a um processo de mudança, a empresa nunca mais será a mesma, podemos chamá-lo de um processo de mudança visceral, quando bem executado, implantado e monitorado.

A Quintessência realiza um pequeno seminário com a apresentação dos conceitos de Gestão do Conhecimento e as vantagens de sua implantação na empresa.

Ela também faz uma análise do ambiente interno através dos resultados da pesquisa interna, que envolve todos os funcionários da organização, apontando as forças e fraquezas, bem como a análise do ambiente externo com os dados da pesquisa externa, realizada com clientes para buscar as oportunidades e ameaças.

A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de

vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que

permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.

As organizações precisam ter valores. E as pessoas também. Para ser eficaz em uma organização, os valores de um indivíduo devem ser compatíveis com os valores da organização. Eles não precisam ser os mesmos. Mas devem ser bem próximos, de modo que possam coexistir. Caso contrário, a pessoa ficará frustrada, além de não produzir resultados. Esses valores da Quitessência são: Atuação Ética / Excelência na Gestão/ Foco em Resultados/ Valorização das Pessoas/ Confiabilidade/ Responsabilidade Social, etc.

E a visão da Quintessência é ser líder no mercado de medicamentos de manipulação não só no Rio de Janeiro aonde se encontra a empresa e sim no futuro Brasil.

Para que as organizações possam se beneficiar dos capitais do conhecimento e administrá-los com excelência, se faz necessária a implantação de uma Gestão de Pessoas, orientada para dois aspectos: a adequação eficaz ao negócio da organização e a valorização do seu capital humano. Deve ressaltam que, atualmente, terão mais probabilidade de sucesso as empresas que forem capazes de transformar estratégias em ações, através da concepção de um modelo de gestão estratégico de pessoas, deslocando-se de uma posição tático-operacional, com foco apenas no antigo recrutamento e seleção para um posicionamento, modelado a partir da gestão por competências.

Agora gestão por competências é o sistema gerencial que busca alavancar os funcionários na competência profissional, acrescentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com