TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácias Assoaciadas

Relatório de pesquisa: Farmácias Assoaciadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O que vamos ver a seguir é um exemplo de um verdadeiro empreendedor, pois para que uma pessoa o seja, é necessário não só ter estudo, mas ter grande força de vontade de ver seu empreendimento prosperar e trabalhar para que isso ocorra. Qualquer pessoa pode se tornar um empresário, isso não quer dizer que o mesmo seja empreendedor, pois ser empresário sem conhecer seu ramo de negócio e também sem saber quem serão seus clientes, e não procurando saber quem os são não quer dizer que este empresário seja empreendedor, ele é apenas um empresário. Ou seja, a diferença entre um empresário e um empreendedor é muito grande, o empresário domina muito bem as técnicas de negociação e o empreendedor conhece não só o seu negócio, mas o todo que o cerca, como os clientes, os seus fornecedores e os seus concorrentes.

DESENVOLVIMENTO

Apesar de ser um ramo difícil de atuar, afinal a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Conselho de Farmácia podam muita coisa. Pois não é simplesmente um comércio, mas um estabelecimento de saúde. “É preciso ter cuidado com tudo, principalmente propaganda e promoções.” Não há duvidas de que o Sr. Paulo Alexandre da Rosa soube lidar com tudo isto este ponto ficou evidente, caso contrário sua empresa não estaria funcionando tão bem.

Outro ponto que ficou evidente, na entrevista, é o fato de que a empresa está buscando formas de enfrentar a concorrência que a qualquer momento pode surgir de forma agressiva.

Para isso é preciso estar sempre precavido, existe a necessidade de estar atualizado e prestar atenção em diversos pontos que às vezes podem passar despercebida, ou até parecerem repetitivos ou bobagens para alguns. Além de respeitar sempre os valores éticos, honestidade, responsabilidade, justiça, respeito, transparência e cidadania.

O perfil dos clientes da Farmácia Associadas localizada na Praça DR Ozy Teixeira nº90 e sua filial na Rua General Osório nº414 também em Encruzilhada do Sul, são de grande maioria do interior da cidade, aposentados com idade superior a 50 anos, com ensino fundamental e as mulheres são as que mais compram, pois geralmente quando os filhos ficam doente a mãe que vai e compra, se o esposo fica doente a mulher que vai comprar, é muito raro ver homens na farmácia. Atinge mais esse público alvo citado a cima, pois é uma Farmácia Popular (programa do governo, onde alguns medicamentos saem de graça e outros com preço bem inferior aos dos concorrentes).

Quando o cliente chega na farmácia para comprar certo medicamento, não se importa muito com marca, alguns preferem a marca de medicamentos MEDLEY, o genérico mais vendido e bastante receitado pelos médicos da localidade, mas a maioria compra por orientação dos vendedores e sempre na busca pelo menor preço, pois quando certo produto ou medicamento que está acostumado usar aumenta o preço, os mesmos sempre pedem desconto ou substitui por outro laboratório conforme orientação dos atendentes, hoje em dia os clientes querem diminuir os custos, sempre na busca do menor preço, pois a maioria é de baixa renda, ou seja ganham em torno de um salário mês, conforme declaração dada pela atendente Renata.

O ticket médio de gastos.. #################################falta exato

A Farmácia disponibiliza o cartão fidelidade para alguns clientes, mas a forma de pagamento mais utilizada é o cartão de crédito e na maioria o Banricompras, disponibilizado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL).

Em farmácias, não se costuma haver suba de preço mensalmente, ou semanalmente como em outros estabelecimentos do varejo, explica Renata (vendedora), não acompanhando a inflação, os preços dos medicamentos são alterados todo ano pelo governo, quando autorizada, a alta de preços nos medicamentos deve ser repassada nas duas primeiras semanas de abril, causando um aumento gradativo na maior parte dos produtos.

Para a maioria dos clientes se torna muito difícil manter a medicação contínua, pois mesmo os medicamentos subindo somente uma vez a cada ano, o custo de vida fica mais caro com a inflação subindo a todo instante, pois se aumenta os gastos com alimentação e outros serviços básicos para a sobrevivência, diminuindo assim o poder aquisitivo para compra de remédios e principalmente produtos de higiene e beleza.

Conforme dados a cima, fica cada vez mais importante para nós donos de farmácias, pesquisar sempre os preços entre os fornecedores na hora de comprar os medicamentos, pois precisamos ser competitivos e ter um bom preço final para repassar aos nossos clientes no final, onde sempre opto por pagamentos com boletos entre 7 dias a 60 dias, muito difícil fugir desta modalidade de pagamento, a não ser se fechar uma grande compra com quantidades elevadas, onde pode ser feito em até 10 parcelas, mas muito raro de acontecer.

Estamos sempre preocupados em atender bem nossos clientes, pois hoje possuímos uma concorrência bem forte, onde recentemente veio para Encruzilhada uma filial da rede de Farmácias São João, que coloca os preços bem inferiores, Farmácias Nova Med, onde já possuem 3 filiais em nosso município, Agafarma, Sanar, Farmácia Brasil com três filiais, a estratégia de venda mais utilizada principalmente pela Farmácia São João, é de baixar o preço de qualquer medicamento ou perfumaria para não deixar o cliente sair de dentro da farmácia, se o mesmo diz que tem o produto por um certo valor em outra farmácia, eles cobrem o preço, fazem isso para conseguir espaço na cidade, e sempre tem aqueles que percorrem todas as farmácias antes de comprarem.

Quais as ferramentas estatísticas¿

Há algum tipo de política pública ou isenção fiscal

Nossa Farmácia tem um grande diferencial das outras, onde vejo que as nossas estratégias de vendas fidelizam os clientes, cativando – os, dando cursos de maquiagem, medindo a pressão em associações com pessoal da melhor idade, fazendo dia de beleza buscando parcerias com nossos fornecedores para disponibilizarmos estes eventos diferentes em nosso município, sempre procurando fazer a diferença, sendo no atendimento como em produtos oferecidos, de marca própria de beleza ou de parceiros, disponibilizamos de ambiente para limpeza de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com