TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fator De Potencia

Artigo: Fator De Potencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  339 Visualizações

1. Introdução

Circuito monofásico é o circuito que é constituído apenas de uma fase elétrica e um neutro, devendo também possui um condutor de equipotencialização chamado de "terra". Apesar da palavra monofásico fazer referência a um circuito com apenas uma fase, é comum no meio técnico a denominação monofásico para os motores elétricos que não são trifásicos, ou seja, denomina-se motor monofásico os motores que funcionam com menos de três fases, mesmo que utilize duas fases ao invés de uma.

Este relatório tem por objetivo fazer com que estudantes do curso de engenharia civil estejam aptos a conhecer os circuitos monofásicos através de aplicações práticas, em especial, a correção de fator de potência.

2.Desenvolvimento

2.1 Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

2.2. Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

Segundo o site http://biblioteca.aneel.gov.br/index.html, A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL estabelece que o fator de potência nas unidades consumidoras deve ser superior a 0,92 capacitivo durante 6 horas da madrugada e 0,92 indutivo durante as outras 18 horas do dia. Esse limite é determinado pelo Artigo nº 64 da Resolução ANEEL nº456 de 29 de novembro de 2000 e quem a descumpre está sujeito a uma espécie de multa que leva em conta o fator de potência medido e a energia consumida ao longo de um mês.

2.3 Como podem ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?

...