TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Influenciam Na Elaboracao De Valores E Hirarquias

Artigo: Fatores Que Influenciam Na Elaboracao De Valores E Hirarquias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

Que fatores influenciam na elaboração de valores e hierarquias?

Ao persuadir uma pessoa, ele precisa saber previamente os valores de seu interlocutor. Pois os homens são homens com inteligência emocional. Os valores de uma pessoa não têm, obviamente, todos eles a mesma importância. Com isso existe a hierarquia de valores.

E os lugares da argumentação, o que são? Explique cada um.

Os lugares de argumentação são premissas de ordem geral utilizadas para reforçar a adesão a determinados valores. Há 5 tipos de lugares da argumentação:

• Lugar de quantidade – afirma que qualquer coisa vale mais que outra em função de razões quantitativa. Segundo o lugar de quantidade, um bem que serve a um numero grande de pessoas tem mais valor que um bem que serve apenas a um pequeno grupo

• Lugar de qualidade – valoriza-se o único, o raro.

• Lugar de ordem – afirma a superioridade do anterior sobre o posterior.

• Lugar da essência – valoriza indivíduos como representantes bem caracterizados de uma essência.

• Lugar de pessoas – afirma a superioridade daquilo que está ligado as pessoas.

O que é para o autor argumentar?

Argumentar é convencer, vencer juntos com o outro, caminhando ao seu lado, utilizando ética, as técnicas argumentativas, para remover os obstáculos que impedem o consenso.Arguemntar é saber persuadir, ouvi-lo, entender as suas necessidades, sensibilizar-se com seus sonhos e emoções. É também saber dosar, o trabalho com ideias e emoções.

O que significa gerenciar a informação? E gerenciar a relação?

O significado de gerenciar a informação é o ato de transformar a informação em conhecimento. E para isso precisamos procurar vários meios de comunicação para saber de um tema, assim não consiga ser alienado pela mídia, e a leitura é um bom exercício para começar. O gerenciamento de relação é a relação que o locutor tem com o interlocutor, a forma de tratamento, dessa forma o locutor conquista o locutor pela educação, de um simples gesto de tratamento.

Explique o pensamento de Protágoras exposto no texto.

Protágoras afirma que “o homem é a medida de todas as coisas”, que o levou, inclusive, a afirmar que o verdadeiro sábio é aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstancias em que elas se inserem e não aquele que pretende expressar verdades absolutas. Afirma que o homem para obter sucesso na dialética ele precisa articular bem as palavras, do que na verdade saber o conhecimento por completo.

Defina auditório, distinguindo o universal do auditório particular.

O auditório é o conjunto de pessoas que queremos convencer e persuadir. Seu tamanho é variável, pode ser desde a sociedade de um país, um grupo de acionistas na empresa até uma única pessoa. O auditório universal é um conjunto de pessoas as quais não temos controle de variáveis. Já o auditório particular é um conjunto de pessoas cujas variáveis controlamos.

Quais as tarefas da retórica clássica?

A primeira tarefa da retórica clássica tinha natureza heurística. Tratava-se de descobrir temas conceituais para discussão. Em Atenas, eles contrariavam o discurso do senso comum ao criar paradoxo. Uma das técnicas para o paradoxo era o antimodelo, que contrariava os modelos adquiridos na época.

Argumentar, convencer, persuadir. Explique.

Argumentar é convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando e provando. Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro.

Explique as quatro condições da argumentação.

A primeira condição da argumentação é ter definida uma tese e saber para que tipo de problema essa tese é resposta.É preciso saber também qual a necessidade que o produto vai satisfazer.Uma segunda condição é ter uma linguagem comum com os ouvintes, saber o momento para usar uma fala mais ou menos formal. Em um processo argumentativo, nós somos os únicos responsáveis pela clareza de tudo aquilo que dissermos. A terceira condição é ter um contato positivo com o auditório, com o outro. Estamos falando do gerenciamento de relações, precisamos saber ouvir. E a quarta condição é agir de forma ética, precisamos argumentar com o outro de forma honesta e transparente, e dessa forma nos implica a credibilidade da fala.

O que você entendeu do cap. As técnicas argumentativas?

As técnicas argumentativas estabelecem a ligação entre as teses de adesão inicial e a tese principal. As técnicas são:

• Compatibilidade e incompatibilidade – a tese inicial que o auditório previamente concordou, é incopativel ou compatível com a tese principal.

• Regra de justiça – tratamento idêntico a seres e situações integradas em uma mesma categoria

• Retorsão – réplica que é feita, utilizando os próprios argumentos do intelocutor.

• Ridículo – criar uma situação irônica, ao se adotar, de forma provisória, um argumento do outro, extraindo dele todas as conclusões

• Definição lógica – gênero + diferença

• Definição expressiva – depende do ponto de vista

• Definição normativa – o sentido que se quer dar a uma palavra em um determinado discurso e dependem de um acordo feito com o auditório.

• Definição etimológica – fundamentada na origem das palavras

• Estrutura do real –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com