TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Axiologia - Teoria Dos Valores Como Fator De Conflito Para O Indivíduo

Pesquisas Acadêmicas: Axiologia - Teoria Dos Valores Como Fator De Conflito Para O Indivíduo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  7.380 Palavras (30 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 30

Instituto Packter

Jussara Hadadd Aguiar Duarte

AXIOLOGIA – A teoria dos valores como fator de conflito para o indivíduo.

Porto Alegre

2008

Jussara Hadadd Aguiar Duarte

AXIOLOGIA – A teoria dos valores como fator de conflito para o individuo.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Formação em Filosofia do Instituto Packter e Faculdade São Miguel Arcanjo, como parte dos requisitos necessários a conclusão de curso.

Orientadora: Professora Idalina Krause

Porto Alegre

2008

Dedico este trabalho a mais linda e mais complexa família do mundo, à minha, com todos os seus membros, originais e agregados, cada um com seu valor e seus valores, todos, destinados a somar em felicidade.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Instituto Packter e ao seu fundador o Filósofo e Professor Lúcio Packter que luta para implantar os conceitos valorosos da Filosofia oferecendo oportunidades como as deste curso de formação on line, possibilitando acesso ao conhecimento filosófico, ao estreitamento com o mundo dos grandes pensadores e à grande gama de informações que este mundo detém. Agradecemos ainda a ele, pela Criação da Filosofia Clínica como ferramenta na proposta de ampliar os horizontes humanos em busca da compreensão dos seus conflitos, da aceitação da sua condição e do convívio pacifico com o seu próprio ser. Agradecemos à orientadora deste trabalho a Professora Idalina Krause que pacientemente nos observou possibilitou sua evolução. Nosso agradecimento sincero também ao quadro de professores e colaboradores do Instituto Packter que desde os primeiros dias de curso se dedicou à nossa formação.

“Muita gente só é capaz de uma felicidade reduzida: o fato de sua sensatez não poder proporcionar-lhes mais felicidade não constitui um argumento contra ela, não mais do que se deve ver um argumento contra a medicina no fato de serem algumas pessoas incuráveis e outras sempre doentias. Que cada uma possa ter a chance de encontrar justamente a concepção da vida que lhe permita realizar seu máximo de felicidade: isso não impede necessariamente que sua vida permaneça lastimável, e pouco invejável.” (NIETZSCHE, 1880)

RESUMO

Esta monografia pretende elucidar quanto à possibilidade de fazer deste mundo um lugar melhor para se viver, buscando compreender o ser humano através da ótica da Teoria dos Valores e o quanto eles incidem sobre seu comportamento e seus conflitos. Pretende ainda atentar para como os valores morais plantados na infância, influenciam as pessoas na maturidade, dificultando sua felicidade e impedindo que ela contribua para o mundo melhor que tanto almejamos. Tem por finalidade ainda mostrar como a transvaloração destes valores, encontrada em Nietzsche, poderia aliviar o peso e a culpa que atrofia a mente humana incapacitando o homem, fazendo-o cada dia menor e distante de sua tão desejada felicidade.

Palavras chave: Comportamento – Homem - Valores

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

CAPÍTULO I – AXIOLOGIA – TEORIA DOS VALORES EM NIETZSCHE E NA FILOSOFIA CLÍNICA 8

1.1 – Termo Axiologia, tópico 18 e submodo 26, embasamento em Nietzsche. 8

1.2 – AXIOLOGIA – A teoria doa valores 12

CAPITULO II – EM NIETZSCHE, UMA LUZ NA ESCURIDÃO 16

2.1 – Nietzsche – A transvaloração dos valores 16

2.2 – Nietzsche – O procedimento dos ressentidos 17

CAPITULO III – O NIILISMO, COMO PROBABILIDADE DOS MALES DO HOMEM CONTEMPORÂNEO 20

CONCLUSÃO 25

BIBLIOGRAFIA 27

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa, de caráter monográfico, tem como titulo: “AXIOLOGIA – A teoria dos valores como fator de conflito para o individuo”, que visa em primeira instância delimitar o tema pesquisado em torno das questões humanas que norteiam o comportamento e as reações de cada indivíduo mediante conflito gerado pelas vastas interpretações dadas a cada um dos valores encontrados na tábua axiológica, melhor dizendo, na escala de valores reconhecidos como “certos” para se viver em conformidade com as sociedades do mundo inteiro porque cada sociedade, de cada nação, de cada região do mundo tem uma escala de valores pré-estabelecidos e o sujeito que não se adéqua a eles sofre muitas vezes de discriminação e de exclusão o que pode expô-lo a desajustes emocionais e conflitos existências de ordens diversas.

Buscamos em Nietzsche fundamentalmente, uma argumentação que estabeleça credibilidade a este raciocínio tratando da transvaloração dos valores como proposta reflexiva sobre como conceitos enraizados de maneira inocente, leviana e irresponsável, pelas famílias, pela sociedade, pelas instituições de ensino e pelas religiões na infância, pode desnortear o sujeito, aqui visto como homem adulto, uma vez que, sua natureza fraca, dependente e desprovida de iniciativa na busca do seu próprio ser, sofre quando almeja felicidade e independência para libertar-se e caminhar sozinho.

O instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com