TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazenda Nova

Ensaios: Fazenda Nova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento é uma ferramenta de grande relevância para o controle da gestão, pois a cada dia que passa a quantidade de informações que recebemos aumento e o processo de tomada de decisões torna-se mais complexo e dinâmico. Segundo site WIKIPEDIA “Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos”. O planejamento dita os rumos que devem ser seguidos, afim de, racionalizar os recursos empregados e traçar os quais vias serão as mais adequadas para buscar os objetivos.

O planejamento possui níveis que são: Planejamento Estratégico, Tático e operacional

 O Planejamento Estratégico é um processo que define a razão de ser e os objetivos de longo prazo da organização, estabelece os programas de ação para alcançá-los e aloca os recursos necessários para tanto.

 O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo, mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo.

 O Planejamento Operacional estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Para o caso de Fazenda Nova observamos que todos os níveis de planejamento são importantes para o desenvolvimento da região. Tanto o planejamento estratégico, tático e operacional devem ser aplicados de forma simultânea para que mais rapidamente possa reverter a situação existente naquela região. Mas, conforme nos foi proposto e sabedores da delimitação do assunto optou-se pelo desenvolvimento do planejamento estratégico como a melhor forma de iniciar o estudo e propor melhorias para a região.

No planejamento estratégico inicia-se o processo de análise inicial do diagnóstico estratégico sob vários ângulos, e é através dele que podemos nos apropriar de informações que irão nortear o direcionamento estratégico. É com base no diagnóstico estratégico que podemos nos antecipar as mudanças e nos precaver de situações que futuramente possam se tornar problemas, e dessa forma preparar-se para agir pro – ativamente, evitando surpresas e atritos desnecessários.

Assim o planejamento estratégico atua basicamente na formulação de estratégias que determinam os rumos ou formas de atingir os objetivos previamente definidos. Na implantação dessas idéias é que podemos definir qual será a estratégia mais adequada, levando em consideração que esta devera ser constantemente reavaliada e ou reformulada para atuar sempre com a melhor estratégia e poder aperfeiçoar as anteriormente adotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com