TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazendo Citações Normas ABNT

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Citando autores no texto:

CITAÇÕES NO TEXTO:

        Ao fazermos pesquisa, ou redigirmos um artigo científico teremos que fazer uma redação também coloquial e observando as regras da ABNT. Deste modo, quando estamos elaborando um texto teórico, sempre estaremos utilizando as idéias de outros autores que já escreveram sobre aquele assunto.

        Um texto teórico, já diz o nome é TEÓRICO, traz as idéias de outros. Por isto sempre temos que referir as fontes consultadas já no texto, caso contrário, estaríamos fazendo Plágio das idéias de outros, e isto é ilegal. E, portanto, todo parágrafo deve fazer menção ao autor que escreveu aquela idéia. Depois lá nas Referências Bibliográficas (que se refere a uma lista em ordem alfabética de todos os autores consultados, faremos a listagem inteira).

Vejam como podemos ir fazendo as referências ao nome dos autores no texto. Observem:

  1. As citações de autores (não textuais, ou INDIRETAS, ou seja, modificadas ou resumidas) devem ser feitas por meio do último sobrenome do autor, seguido do ano de publicação do trabalho. (Qualquer coisa que eu mude no jeito do autor escrever não torna mais a citação textual, mas mesmo assim a idéia ainda é daquele autor e por isto eu faço referencia ao nome dele). Ex:  

Para Lopes (2002) ciência é um tipo de história.  

OU ainda:

Ciência é um tipo de história (LOPES, 2002).

Vejam: sempre que o autor aparece entre parênteses, todo o nome fica em maiúscula.

Agora quando o autor vem inserido na frase, só a primeira letra é maiúscula, o que é regra comum sempre em nomes próprios.

  1. As citações textuais (ou DIRETAS, na íntegra, é quando se copia o texto do mesmo jeito que o autor escreveu). Nestas, deve aparecer o nome do autor, ano e página e ainda aspas no início e final do texto do autor. Ex:

Lopes (2002, p.17) afirma que: “ciência e experiência são sinônimos”.

OU ainda:

Sabemos que a ciência é transformadora, mas “ciência não é especulação sobre a verdade” (LOPES, 2002, p. 25).

As citações textuais podem ser longas (mais de 3 linhas digitadas, e neste caso elas devem vir com autor, ano e pag, e ainda afastadas 4 cm da margem esquerda, com letra menor (se você usava a letra 12, passe para a 10. Ex:

                Os momentos em que o poeta original dentro de nós criou o mundo externo, descobrindo o familiar no não familiar, são talvez esquecidos pela maioria das pessoas ou permanecem guardados em algum lugar secreto da memória, porque se assemelham muito a visitações de deuses para que sejam mesclados com o pensamento cotidiano (MILNER, apud WINNICOTT, 1975, p. 60).

Aqui além da citação longa, temos o apud, que remete ainda a um outro entendimento: isto expressa que, a ideia é de Milner, mas eu li o Winnicott, então o Milner estava citado no Winnicott, e então eu coloco o ano da obra que eu li, por isto o apud, ou o In. 

A Seguir outro exemplo de citação longa:

         Rodulfo (1990), pontua a importância do brincar na infância, dizendo que:

Não há nenhuma atividade significativa no desenvolvimento da simbolização da criança que nos passa verbalmente. Não é uma catarse, entre outras, não é uma atividade a mais, não é um divertimento, nem se limita a uma descarga fantasmática compensatória ou a uma atividade regulada pelas defesas, assim como tampouco se pode reduzi-lo a uma formação do inconsciente: além destas parcialidades, não há nada significativo na estruturação de uma criança que não passa por ali (p. 91).

  1. Citações de autoria múltipla: Até 3 autores, cita os três sempre usando e ou & entre os nomes. Ex:

 Lopes e Lamaita (2003) afirmam que viver é sentir dor.  

 Ou:

Soares, Lopes & Lamaita (2003) comentam que …

        Agora se tivermos 4 autores ou mais, usa-se:  Lopes et al (2003).

Ou, usa-se:  Lopes e colegas (2003).

 Usar sempre o nome do primeiro autor que aparece no texto. 

4 - DAS REFERÊNCIAS

Bem, depois de aprendermos como fazemos as citações, temos que fazer uma recapitulação de como citaremos estes autores nas Referências Bibliográficas. Vejam abaixo como fazer.

As referências bibliográficas são um elemento obrigatório e imprescindível da monografia, elaborado de acordo com a NBR 6023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (915.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com