TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos De Transporte

Pesquisas Acadêmicas: Fenomenos De Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Fenômenos de transportes-

O que representa o coeficiente de condutividade térmica K?

O coeficiente de condutividade térmica é a característica do material em relação à sua capacidade de conduzir ou transferir calor.

1) Qual a condição necessária para que ocorra a transferência de calor por condução?

Para que ocorra a transferência de calor por condução é essencial que exista um meio sólido, para que o calor seja conduzido, átomo a átomo, sem o deslocamento dos condutores.

2) Explique com suas palavras o conceito de resistência térmica.

Resistência térmica é a capacidade dos materiais em "reter" o calor.

FORÇA DE PERCOLAÇÃO

A diferença entre as cargas totais na face de entrada e de saída é h, e a ela corresponde a pressão hw. Esta carga se dissipa em atrito viscoso na percolação através do solo. Como é uma energia que se dissipa por atrito, ela provoca um esforço ou arraste na direção do movimento. Esta força atua nas partículas, tendendo a carrega-las. Só não o faz porque o peso das partículas a ela se contrapõe, ou porque a areia é contida por outras forças externas.

A força dissipada é:

F = hwA

Onde: A é a área do corpo de prova.

Num fluxo uniforme, esta força se dissipa uniformemente em todo o volume de solo, A.L, de forma que a força por unidade de volume é:

Sendo j denominado força de percolação. Observa-se que ela é igual ao produto do gradiente hidráulico, i, pelo peso específico da água.

A força de percolação é uma unidade semelhante ao peso específico. De fato, a força de percolação atua da mesma forma que a força gravitacional. As duas se somam quando atuam no mesmo sentido (fluxo d’água de cima para baixo) e se subtraem quando em sentido contrário (fluxo d’água de baixo para cima).

DEFINIÇÃO DO QUE É O FENÔMENO CONHECIDO COMO AREIA MOVEDIÇA

A areia movediça não é um tipo de material, mas representa uma condição provocada por fluxo d’água ascendente e tem, praticamente, as propriedades de um líquido. Quando uma areia é submetida a uma condição de fluxo que resulta em tensão efetiva nula, a resistência do solo torna-se zero, há um afofamento do material, rompe-se o equilíbrio dos grãos e o solo experimenta uma situação de instabilidade.

DEFINIÇÃO DE TERMOS ROCHAS E SOLOS

A Norma NBR 6502/1995 define os termos relativos aos materiais da crosta terrestre, rochas e solos, para fins de engenharia geotécnica de fundações e obras de terra.

Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições constantes e os termos técnicos relativos a rocha e aos solos.

São eles:

Definição;

Origem;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com