TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos Transporte I

Trabalho Escolar: Fenomenos Transporte I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Essa atividade é importante para compreender as propriedades dos fluidos e calculá-los para o desenvolvimento do projeto. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

2. Etapa 1

Passo 1

Definir a geometria que utilizará para desenvolver o tanque principal, considerando que ele tenha 50 litros de água quando completamente cheio; o tanque auxiliar que tenha 3 litros de água quando completamente cheio e um tubo que fica quase que perpendicular e conecta os dois tanques, com diâmetro de 10 Cm na saída e um comprimento de 15 cm. Desenhar o layout do projeto com o dimensionamento dos tanques, dos canos, bombas, fixação das resistências e locais onde ficarão conectores e circuitos de acionamento. Desenhar o tanque principal e o auxiliar com o auxilio de Software disponível na unidade ou outro em Comum acordo com o professor.

Resposta: Geometria utilizada, Paralelepípedo.

Volume = Largura x Comprimento x Altura = cm³

1dm = 10 cm => 1dm³ = 1litro

50 Litros = 50dm³ = 50000 cm³ => 3 Litros = 3dm³ = 3000 cm³

Tanque de 50 Litros: 50 cm x 40 cm x 25 cm = 50000 cm³ => 50L

Tanque de 3 Litros: 10 cm x 12 cm x 25 cm = 3000 cm³ => 3L

Passo 2

Determinar o valor de massa de água e o peso específico quando o tanque principal estiver completamente cheio de acordo com a geometria escolhida. Para efeito de cálculos, considerar que a massa específica da água é igual a 0,998 cm³. Adotar a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s².

Resposta: M(água) ==? γ(água) ==? ρ(água) = 0,998g/cm³ Volume = 50L

ρ(água) = (M(água)) /V => 0,998g/cm³ = (M(água)) /50L => M(água) = 0,998g/cm³ x 50L

M(água) = 49,9gl/cm³

γ(água) = ρ(água) x g => γ(água) = 0,998g/cm³ x 9,81m/s²

γ(água) = 0,098N/m²

Passo 3

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet sobre a viscosidade da água e por que especialistas em aquários recomendam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe.

Resposta: Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. Devido a sua ligação de hidrogênio, justifica-se a causa da água ser pouco viscosa, pois a ligação entre as moléculas é muito forte, fazendo com que elas sejam muito unidas, e se há uma perturbação em uma molécula, as moléculas ao seu redor, devido a forte ligação, também sofreram consequência desta perturbação. A água em escoamento reage à tensão de cisalhamento, sofrendo uma deformação angular que é proporcional a essa tensão. Somente viscosidade, é a constante de proporcionalidade definida como a razão entre essa tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade.

Um Fator que determina a viscosidade é a Temperatura, que desempenha o papel de maior importância, pois é ela que determina o aumento ou a diminuição da viscosidade.

A viscosidade é geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "µ"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com