TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômenos Do Transporte

Artigo: Fenômenos Do Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

5º SEM.

Denildo Camelo - 4437869574

Fábio Roberto - 4207806181

Nikolas Nunes da Silva - 4200050484

Guarulhos-sp 2014

DESAFIO

João Paulo e sua família saíram de viagem em uma caminhonete, de sua casa, na cidade de São Paulo, em direção à praia na cidade de Santos. Durante a viagem, João, em virtude dos barulhos de seus filhos Lucas (7 anos) e Matheus (14 anos), não percebeu que a sinalização do sensor de seu tanque de gasolina mostrava que o combustível estava terminando, e só notou o ocorrido quando o carro “gastão” (consome 1 litro de gasolina a cada 8 km rodados) apresentou problemas, e não havia qualquer posto de combustível por

perto; portanto, João Paulo não poderia prosseguir sua viagem.

Um grupo de jovens que passava pelo local, com um carro, resolveu parar e fornecer um pouco de combustível para que João conseguisse chegar ao posto mais próximo. Esse grupo possuía um tanque quase cheio de gasolina, que, quando completo, chega a 60 litros. O grupo teve a idéia de utilizar uma mangueira (que João Paulo possuía em seu portamalas para lavar o carro) e criar um sistema de bombeamento do carro para uma garrafa PET, e, assim, fornecer a quantidade necessária para que João Paulo conseguisse chegar até o próximo posto de combustível, localizado a 24 km do local.

Objetivo do Desafio

Na vida profissional de um engenheiro, algumas das variáveis de controle mais

importantes num processo produtivo de uma empresa a serem controladas são: o nível de fluidos, sua vazão, viscosidade, pressões etc, ou seja, o estudo de fenômenos de transporte. Todas as empresas, em algum momento de seu processo, envolverão uma dessas variáveis, seja na produção diretamente ou na sua infraestrutura.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

_ Aula-tema: Definição e Propriedades dos Fluidos.

Esta atividade é importante para você compreender as propriedades dos fluidos e calculá-los para o desenvolvimento do projeto.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

Bomba de Combustível

Composto por bomba de combustível, sensor de nível, reservatório

e pré-filtro, o módulo de combustível é responsável por manter a linha de combustível pressurizada, gerando pressão e vazão suficientes para o bom funcionamento do sistema de injeção.

De uma maneira mais clara, ela tem a função de deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo,

assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura. A bomba de combustível é localizada no interior do reservatório e fica sempre submersa em combustível, evitando assim perda de pressão quando o tanque estiver com pouco combustível e o veículo transitar por aclives ou declives.

A bomba de combustível disponibiliza a quantidade de álcool ou gasolina necessária para alimentação do motor. No sistema bi-combustível, o módulo é protegido para poder funcionar com os dois combustíveis.

Sistema de Arrefecimento

O combustível é queimado constantemente no motor do carro. Muito do calor dessa combustão sai diretamente pelo sistema de escapamento, mas um pouco dele é absorvido pelo motor, aquecendo-o.

O motor funciona melhor quando o seu líquido arrefecedor está a aproximadamente 90ºC (200ºF).

A esta temperatura: a câmara de combustão está quente o suficiente para vaporizar completamente o combustível, permitindo melhor combustão e reduzindo as emissões; o óleo usado para lubrificar o motor fica menos viscoso (mais fino), por isso as partes do motor se movem mais livremente e ele desperdiça menos força movendo seus próprios componentes; as partes de metal se desgastam menos. Há dois tipos de sistemas de arrefecimento encontrados em carros: arrefecimento a líquido e arrefecimento a ar.

Arrefecimento a líquido

O sistema de arrefecimento a líquido faz circular um fluido por mangueiras e partes do motor. Ao passar pelo motor quente o líquido absorve calor, resfriando o motor. Depois que o fluido deixa o motor ele passa por um trocador de calor, ou radiador, que transfere o calor do fluido para o ar que passa pelo radiador.

Bomba d’água

A bomba d'água manda para o bloco do motor o fluido, que passa ao redor dos cilindros e depois pelo cabeçote do motor, por passagens existentes para esse fim. Há uma válvula termostática (sensível à temperatura) no ponto de saída do fluido. Se a válvula termostática está fechada, o sistema de mangueiras ao redor dela manda o fluido diretamente de volta à bomba d'água, para circular pelo bloco e cabeçote apenas; se aberta, o fluido passa pelo radiador primeiro e então volta para a bomba d'água.

Há também um circuito separado para o sistema de aquecimento (popularmente chamado de ar quente). Esse circuito pega o fluido do cabeçote e o faz passar pelo núcleo do aquecedor antes de voltar à bomba d'água.

Passo 2 (Equipe)

1 Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa seja colocada no chão (por questão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com