TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômenos físicos E Químicos

Exames: Fenômenos físicos E Químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No relatório a ser apresentado, serão discutidas os fenômenos químicos e os fenômenos físicos.

Fenômenos físicos são aqueles que ocorrem sem alteração na estrutura química do material que os sofreu, sofre apenas mudanças físicas, como mudança do estado físico.

Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades não alteradas, bem como a sua composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal

Fenômenos químicos são aqueles que sofrem mudanças na composição química do material, formando uma substancia diferente da inicial.

Fenômeno químico é uma mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Combustíveis como madeiras ou carvão transformam-se com a combustão e formam cinzas. O fenômeno químico, depois de sofrer alguma reação, não pode mais se tornar como era anteriormente.

Materiais e reagentes

Os experimentos foram realizados no Laboratório de Química do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas nos dias 14 e 21 de agosto de 2014 no respectivo horário de 7:00h às 8:40h.

Foram utilizados durante os experimentos, os seguintes materiais e reagentes:

8 Tubos de ensaio, 1 estante para tubo de ensaio, 1 bico de Bunsen, 7 béqueres, 2 vidros de relógio, 2 espátulas, 1 pinça de madeira, 1 palito de fósforo, 0,5ml de solução de cloreto de potássio 0,1mol/l, 0,2g de carbonato de sódio, 0,2g carbonato de cálcio, 0,5ml solução de iodeto de potássio 0,1mol/l, 1ml de solução de ácido clorídrico 1:1, 0,2g de cloreto de sódio 0,1mol/l, 5 gotas de solução de nitrato de prata, 1ml de solução de nitrato de chumbo 0,1mol/l, 1 pisseta contendo água comum.

Procedimento

1. Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,1g de carbonato de sódio, em seguida adicionou-se 2ml de água no mesmo tubo de ensaio e agitou. Logo após a solução foi aquecida diretamente na chama do bico de Bunsen até a completa evaporação da água.

2. Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,1g de carbonato de sódio em seguida adicionou-se 0,5ml de ácido clorídrico no mesmo tubo de ensaio e observou-se.

3. Colocou-se em um tubo de ensaio 0,5ml de solução de cloreto de potássio 0,1mol/l em seguida adicionou ao mesmo tubo de ensaio 5 gotas de solução de nitrato de prata 0,1mol/l até o aparecimento de um precipitado branco, agitou-se e observou-se.

4. Colocou-se em um tubo de ensaio 0,5ml de solução de nitrato de chumbo 0,1mol/l e adicionou-se ao mesmo tubo de ensaio 0,5ml de solução de iodeto de potássio 0,1mol/l. Agitou-se e observou-se.

5. Colocou-se em um tubo de ensaio 0,5ml de solução de nitrato de chumbo 0,1 mol/L após isso adicionou-se algumas gotas de ácido clorídrico 1:1 no mesmo tudo de ensaio até aparecer um precipitado branco. Agitou-se e observou-se.

6. Colocou-se, aproximadamente, em um tubo de ensaio 0,2 g de cloreto de sódio. Adicionou-se 3 ml de água no mesmo tubo de ensaio. Agitou-se e observou-se.

7. Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente, 0,2 g de carbonato de cálcio logo após adicionou-se 3 mL de água no mesmo tudo de ensaio. Agitou-se e observou-se.

8. Misturou-se em um tubo de ensaio as soluções obtidas nas etapas anteriores (6 e 7). Agitou-se e observou-se. Adicionou-se mais de 4,0 mL de água ao mesmo tubo de ensaio. Agitou-se e observou-se.

Resultados e Discussão

1ª Reação – Na primeira reação foi adicionado em um tubo de ensaio 0,1g de carbonato de sódio em seguida adicionado 2ml de água, posteriormente a solução foi agitada, em seguida a solução foi aquecida até a evaporação completa da água, e foi observado que o carbonato de sódio se solidificou novamente ficando incrustado na parte inferior do tubo de ensaio. Esse procedimento pode ser caracterizado como um fenômeno físico

Durante o aquecimento da solução, parte da mesma foi lançada para fora do tubo devido a permanência excessiva do tubo de ensaio na chama do bico de bunsen. Por esse motivo a quantidade de cristais de carbonato de sódio que permaneceu foi menor do que a colocada para execução do experimento.

Na2CO3(s) + H2O 2Na + CO3

2ª Reação – Na segunda reação foi colocado em um tubo de ensaio 0,1g de carbonato de sódio em seguida adicionado 0,5 ml de ácido clorídrico, ao misturar carbonato de sódio com ácido clorídrico observou-se a ocorrência de efervescência na mistura e liberação de gás CO2. Ao observar a reação pode-se concluir que se trata de um fenômeno químico, pois apresentou uma característica peculiar de um fenômeno químico que foi a liberação de gases.

Na3 CO3 + 2 HCl 3CO2 + H2O + 2 Na Cl

3ª Reação – Na terceira reação foi adicionado em um tubo de ensaio 0,5 ml de solução de cloreto de potássio 0,1 mol/L, posteriormente adicionado algumas gotas de solução de nitrato de prata 0,1 mol/L, duas substâncias incolores, ao reagir essas duas substâncias formou-se uma solução leitosa, em seguida a solução foi agitada formando um precipitado branco no fundo. Mudança de cor e formação de precipitado indícios de fenômeno químico.

KCl + AgNO3 AgCl + KNO3

4ª Reação - Na quarta reação foi adicionado em um tubo de ensaio 0,5 ml de solução de nitrato de chumbo 0,1 mol/L, posteriormente adicionado 1 ml de iodeto de potássio 0,1 mol/L, duas substâncias incolor, ao reagir essas duas substâncias formou uma solução amarela, em seguida a solução foi agitada formando um precipitado amarelo no fundo. Mudança de cor e formação de precipitado indícios de fenômeno químico.

Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO3(aq)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com