TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernanda Cristina

Monografias: Fernanda Cristina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

O Indivíduo e a Sociedade

Durante o processo de socialização durante a infância do indivíduo, podemos salientar a influência massiva por dois agentes de socialização, a família e a escola.

A família sendo o primeiro contato, é o agente mais importante, os pais sofrem influencias classes sociais e grupos culturais, e de acordo com o que estão engajados, socializam suas crianças baseados no universo cultural que conhecem que estão adaptados, sendo este o universo que inicialmente fará parte da vida do indivíduo.

A escola proporciona relações sociais distintas das encontradas no núcleo familiar, o indivíduo tem contato com certas burocracias e diferentes culturas e com um novo modelo de relacionamento, o relacionamento formal e impessoal.

Um debate muito comum, causador de muitas divergências e que leva em consideração os agentes de socialização é em relação à criminalidade. Se uma família está incluída em uma classe social de baixa renda a partir do nascimento de um novo indivíduo, o mesmo está inserido nesta realidade, a discussão gira em torno de que indivíduos de origem mais humilde, por passarem por necessidades mais extremas e terem maiores dificuldades de obter ensino de qualidade e assim boas oportunidades de emprego, são levados a infringirem as leis e começarem alguma prática criminal para se obter bens que até então não poderiam possuir. Já na escola é onde o indivíduo tem acesso das diferentes condições sociais, podendo ver outros indivíduos em situações mais confortáveis, e semelhantes à dele, assim tirando suas conclusões, e podendo ser influenciado ou se sentir incitado a cometer algum delito para obter uma melhor condição, mas este tipo de atitude é mais influenciado por outro grupo de socialização, o de status. O grande ponto desta discussão é que se são estas as condições a influenciar a prática de delitos, porque então pessoas de média e alta sociedade, cidadãos de alto grau de instrução e de condição financeira estável também cometem crimes, outro ponto fundamental, é o porquê uma pessoa em condições humildes praticam delitos e outras não, sendo que compartilham da mesma realidade. Somos levados a uma conclusão, as bases morais de diferenciação do correto e não correto são comuns a quaisquer classes sociais, cabe a cada cidadão decidir que caminho trilhar, independente de sua condição social.

Cada indivíduo sofre influências, mas cada um tem uma maneira única de lidar com elas, assim criando a sua personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com