TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Da Qualidade

Monografias: Ferramentas Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As empresas estão mudando cada vez mais a sua forma de trabalhar, com a finalidade de permanecer no mercado, elas são obrigadas a modificar seu ritmo de trabalho devido à sustentação e a sobrevivência ao longo prazo, em virtude do constante crescimento da concorrência. Isso indica que toda empresa necessita utilizar procedimentos que possibilitem um melhor desenvolvimento das atividades inerentes ao seu segmento, seja ela a venda de um produto ou a prestação de um serviço.

Segundo Yoshinaga , "As ferramentas sempre devem ser encaradas como um MEIO para atingir as METAS ou objetivos". Meios são as ferramentas que podem ser usadas para identificar e melhorar a qualidade, enquanto a meta é onde queremos chegar.

Fazer qualidade é procurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar.

A qualidade não pode estar separada das ferramentas básicas usadas no controle, melhoria e planeamento da qualidade, visto estas fornecerem dados que ajudam a compreender a razão dos problemas e determinam soluções para eliminá-los.

1. 5 S

1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO - "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".

2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO - "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".

3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA - "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e

aprendendo a não sujar".

4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE - "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".

5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA - "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".

Objetivos do programa:

Baseado em sua própria elaboração, o Método 5S visa a combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e indústrias; educar a população e o pessoal envolvido diretamente com o método para aprimorar e manter o Sistema de Qualidade na produção.

É importante a alteração no comportamento e atitudes do pessoal. A conscientização dos integrantes da importância dos conceitos e de como eles devem ser usados facilita a implantação do programa.

Deste modo, o 5S auxiliará na reorganização da empresa, facilitará a identificação de materiais, descarte de itens obsoletos e melhoria na qualidade de vida e ambiente de trabalho para os membros da equipe.

2. Diagrama de Causa e Efeito

Foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1953, na Universidade de Tóquio, para representar a relação entre alguns efeitos que poderiam ser medidos e o conjunto de possíveis causas que produzem o efeito.

O diagrama causa e efeito ou espinha de peixe é uma representação gráfica que permite visualizar facilmente a cadeia de causas e efeitos do problema. O diagrama mostra a relação entre as características da qualidade e os fatores e representa a relação entre o efeito de todas as possibilidades de causas que contribui ara esse efeito.

Para cada um dos efeitos existem inúmeras causas dentro das categorias como as 6 M’S: método, mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, mensuração e meio ambiente.

Através de uma lista de possíveis causas as mais prováveis são identificadas e selecionadas ara uma melhor análise. Examinando cada causa, observa-se os fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou dos padrões.

Este diagrama tem a forma de uma espinha de peixe e resulta da forma na qual as diversas causas se dispõem no diagrama.

Objetivos do programa

• Visualizar, em conjunto, as causas principais e secundárias de um problema.

• Ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enriquecendo a sua análise e a identificação de soluções.

• Analisar processos em busca de melhorias.

3. Fluxograma

Exemplo de como assar pão

Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. Além da seqüência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com