TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilidade Do Solo

Trabalho Universitário: Fertilidade Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

1. Cite as fontes dos seguintes elementos:

a) Manganês... Sulfato de manganoso, quelato de manganês, corbanato de manganês, FTE de manganês.

b) Molibdênio... Molibdato de amônia, molibdato de sódio, ácido moblidco.

c) Zinco... Sulfatos de zinco (hidratados), óxido de zinco, carbonato de zinco. FTE com zinco, quelato de zinco.

d) Boro... Bórax, pentaborato de sódio, ácido bórico.

ATIVIDADE AULA 8 (5 pontos)

Após leitura da aula 8, reflita e responda:

1. Quais as finalidades de uma análise química do solo?

A finalidade da análise química do solo é determinar qual a quantidade de nutrientes que o solo será capaz de fornecer às plantas e qual a quantidade de adubo que deverá ser aplicado para se ter um bom rendimento da cultura. A análise do solo serve ainda para se verificar se há acidez superficial, a qual dificulta ou impede o crescimento das raízes, fazendo com que a cultura aproveite mal o adubo aplicado ou os elementos do próprio solo. É a forma mais simples, econômica e eficiente de diagnose da fertilidade das terras e constitui base imprescindível para a recomendação de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes para aumentar a produtividade das culturas e, como consequência a produção e a lucratividade das lavouras.

2. Comente os sintomas de deficiência dos seguintes elementos:

a) Ca... São de difícil reconhecimento no campo, mas a clorose internerval das folhas mais novas é o sintoma típico, crescimento de forma irregular das folhas, morte de tecido do caule e peciolo das folhas, queda prematura de flores, morte dos óvulos e mal desenvolvimento das sementes, morte do tecido do fruto, como de tomate e pimenta e pouco crescimento do sistema radicular.

b) Mg... Geralmente aparecem primeiro nas folhas mais velhas, aparece com uma cor amarelada, bronzeada ou avermelhada, enquanto as nervuras das folhas permanecem verdes.

c) Fe... Incapacidade de folhas jovens para sintetizar a clorofila, tornando-se cloróticas e algumas vezes branca, baixa taxa de translocação, que pode provocar acumulação de Fe nas raízes e folhas velhas, enquanto nas folhas jovens há deficiência do elemento.

d) Zn... Plantas com deficiência de Zn apresentam folhas com elevados conteúdos de Fe, Mn e NO3-2, enquanto os conteúdos de amido são baixos, acarreta maior esterilidade do grão de pólen do trigo e do milho, possivelmente como resultado do papel do elemento no metabolismo do RNA e das proteínas, alguns solos, quando recebem doses de corretivos para elevar o pH acima de 6.0 podem desenvolver seria deficiência de Zn.

e) Mn... As deficiências podem ocorrer tanto em folhas jovens como em folhas intermediarias e compreendem ampla variedade de formas cloróticas e manchas necróticas, cloroses entre as nervuras, tanto em folhas jovens como nas folhas velhas, dependendo da espécie, seguida de lesões necróticas formas anormais das folhas, cloroplastos vacuolados, menor teor de amido, na planta reduz o fluxo de elétrons do fotossistema etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com