TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fertilidade do Solo

Por:   •  14/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

Aluno: Romário Fortunato Quintana

RGM: 293.2969

Disciplina: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Polo: Caarapó- MS

Prof.ª Adriana Viana Schwan Stoffel

AULA 7

  1. Qual a forma que o enxofre é absorvido pelas plantas? Qual fator interfere nessa absorção?

R: Na forma de SO4-2, em muitos solos esse ânion não e retido no solo e assim facilmente lixiviado. Um fator muito importante que interfere na absorção e o pH do solo, pois quanto maior for menor será a absorção.

  1. A maior parte do ferro nas plantas encontra-se:

a) (     ) no parênquima lacunoso

b) (     ) no parênquima palissadico

c) (    ) na epiderme da folha

d) (    ) nos ribossomos

e) (  x ) nos cloroplastos

  1. Cite a função do Cálcio nas plantas.

R: O cálcio tem sua função de estar presente no desenvolvimento e funcionamento das raízes e dos brotos, auxiliando as plantas na tolerância ao estresse por calor, vento e frio, a translocação de carboidratos e proteínas e papel importante como corretivo de acidez do solo.

AULA 8

  1. Porque se deve fazer análise do solo?

R: Para identificar a deficiência de nutrientes e a quantidade de acidez do solo, e assim verificar se necessárias à adubação e a aplicação de calcário para a neutralização da acidez e elevar os níveis de nutrientes, necessário para o bom desenvolvimento das plantas e consequentemente uma melhor produção.

2. Cite os sintomas de deficiência de Boro, Cobre e Ferro nas plantas

R: Boro: Como o Boro tem sua importância maior no crescimento das plantas, os sintomas aparecem inicialmente nesta faze como na redução de crescimento e deformação nas zonas de crescimento, diminuição da superfície foliar com folhas jovens deformadas, quebradiças e pequenas, crescimento reduzido das raízes, aborto floral, redução na formação da clorofila, diminuição e resistência às infecções entre outras.

Cobre: Os sintomas de deficiência aparecem nas folhas mais novas. Sob deficiência, as plantas apresentam-se fracas e sem firmeza e as folhas com clorose esbranquiçada nas suas extremidades, além de retorcidas e com necrose nas pontas e margens das folhas e os vasos não lignificados do xilema são comprimidos por tecidos vizinhos, o que reduz o transporte de água e solutos.

Ferro: com a ausência do Fe surgem inicialmente estrias amareladas na base das folhas novas. Com o passar do tempo, o estriamento das folhas avança para as folhas de idade intermediária e mais velha, em casos de deficiência forte, o amarelecimento pode ser total e aparecem zonas necróticas nos bordos do limbo, produzindo-se uma queda precoce das folhas e, em casos muito graves, a desfolha total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com