TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilidade do solo

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIENCIAS AGRARIAS

Trabalho de Fertilidade

ALUNO: HENIO CÉSAR SOUZA DINIZ

PROFESSOR: LUIZ ARNALDO FERNANDES

MONTES CLAROS, 01 DE SETEMBRO DE 2011.

Trabalho:

Fazer as recomendações de correção do solo (calagem, gessagem, etc) e adubações de plantio (implantação) e manutenção das seguintes culturas:

1. Pastagem com braquiaria brizantha;

2. Eucalipto (plantio até o corte e renovação - segundo corte);

3. Sistema silvopastoril (braquiária e eucalipto).

Observação: considerar um solo ácido, com saturação por bases (V) igual a 20%, baixo teores de nutrientes e de textura média.

Citar a bibliografia utilizada.

Adubação da Cultura do Eucalipto

Em plantios de eucalipto, existem alguns aspectos que devem ser levados em conta para auxiliar em seu manejo nutricional, como: elevada tolerância ao alumínio e ao manganês (elementos com altos teores em solos ácidos); poucas respostas à adubação nitrogenada, sendo a fonte amoniacal deste preferida; alta exigência em fósforo na fase inicial de implantação; elevada demanda nutricional nos primeiros quatro anos; elevada exportação de cálcio, sendo este concentrado na casca (NEVES et al, 2008).

Para o sucesso da adubação na cultura do eucalipto, deve ser feito o balanço entre três fatores: as exigências de nutrientes pela cultura para que seja alcançada a meta de produtividade definida, a capacidade do solo em prover nutrientes e a suplementação de nutrientes via adubação

Um detalhe importante sobre o manejo nutricional da cultura do eucalipto é que a prática de calagem para a correção é dispensada, pois as plantas de eucalipto são tolerantes ao Al. A aplicação com calcário é justificada quando é feita para o suprimento de Ca e Mg (CFSEMG, 1999). Em muitos casos o calcário possui menor custo como adubo para suprir estes nutrientes.    

Adubação Mineral

Os níveis críticos para dos principais elementos no solo para o estabelecimento e manutenção das plantas de eucalipto no campo, são apresentados abaixo:

 Elemento

Nível crítico(fase implantação)

Nível crítico de manutenção

Incremento médio anual (m³/ha/ano)

20

30

40

50

P(mg/dm³)³

S Argiloso

60

4,3

4,3

4,4

4,5

S Arenoso

80

6,2

6,3

6,4

6,5

K(mg/dm³)

10

45

60

75

90

Ca ²+

0.20

0,45

0,60

0,70

0,80

Mg ²+

0.05

0,10

0,13

0,16

0,19

(Adaptado de CFSEMG, 1999)

Recomendações de adubação para o estabelecimento e manutenção para a cultura do Eucalipto, para dois ciclos produtivos.

Observação: Considerar as seguintes condições para o solo

  • Solo ácido,
  • Saturação por bases (V) igual a 20%,
  • Baixo teor de nutrientes
  • Textura média

PLANTIO

Adubação Fosfatada

        Conforme a recomendação de Neves et al, (2008), a adubação fosfatada deve ser feita toda na ocasião do plantio, aplicando 40g por cova de uma fonte de P2O5 solúvel.

        Aplicar também no sulco de plantio 400kg/ha de fosfato reativo em função da textura do solo ser média.

Adubação com Potássio

        A adubação com potássio deve ser feita após três meses do plantio, ela deve ser feita em adubos que contenham nitrogênio em sua fórmula de maneira que a demanda por N também seja suprida.

        Nas condições do nosso solo devemos aplicar 180 gramas por planta de 10-0-20 nos três primeiros meses após o plantio, e repetir novamente a aplicação após 18 meses. (Recomendação da CFSEMG, 1999).

Adubação com Ca e Mg

        Para suprir a demanda de Ca e Mg deve-se utilizar calcário dolomítico, sendo recomendado para a atual condição de solo 2 t/ha , sendo esta aplicação feita de modo parcelado ou seja metade antes do plantio da cultura(aplicação em área total), e a outra metade quando a plantação estiver com 30 a 36 meses(aplicação nas entrelinhas da cultura).

Micronutrientes

        Aplicar na cova de plantio, 5 g de sulfato de zinco. Aplicar anualmente 2 g de boro por planta 1 a 2 meses antes do término do período chuvoso, sendo esta operação feita até o quarto ano da cultura(Recomendação da CFSEMG, 1999 e NEVES et al, 2008).

APÒS O CORTE

Precedendo a operação de corte do eucalipto deve ser feita a adubação próxima ao tronco das árvores, aplica-se de 100 a 150 gramas de fertilizantes por cepa, da fórmula 10:30:10. A aplicação é feita nas entrelinhas do eucalipto, em sulco ou a lanço. Fazendo a adubação desta maneira as cepas do eucalipto apresentaram melhor brotação (REMADE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com