TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilidade Do Solo E Produtividade

Exames: Fertilidade Do Solo E Produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Fertilidade do solo e produtividade

Quando se almeja a maximização da produção das culturas, não deve-se considerar apenas a fertilidade do solo. Mas sim, é preciso considerar outros fatores que afetam a sua produtividade. Em termos do manejo da produção vegetal, além da calagem e da adubação, deve-se considerar outras práticas que também afetam a produção. Portanto, é preciso considerar o adequado prepara do solo, o controle da erosão, a irrigação, o uso de variedades mais produtivas, a densidade e época de plantio e o controle de pragas e doenças. Dois tipos de interação envolvendo a fertilidade do solo são de destaque na agricultura moderna. A primeira diz respeito a interação do manejo da fertilidade com a irrigação e a segunda, a interação com o potencial genético-variedades mais produtivas. Apenas são obtidos os benefícios esperados da irrigação e do uso de variedades mais produtivas se houver disponibilidade suficiente de nutrientes. Portanto, em agricultura altamente tecnificada, calagem e adubação são duas práticas de crucial importância, dado ao aumento da demanda de nutrientes.

Fazendo-se uma ampliação da Lei de Liebig, para todos os fatores da produção vegetal, observa-se claramente o efeito limitante da baixa disponibilidade de água no solo na resposta das plantas à adubação. E, da mesma forma, é preciso haver disponibilidade suficiente de nutrientes para fazer-se o melhor uso possível da água disponível.

O sistema solo é bastante complexo, composto de quatro fases bem distintas - sólida, líquida, gasosa e viva. No que tange ao suprimento de nutrientes às plantas, maior ênfase será dada para as interações com a fase líquida e sólida que são, respectivamente, a fonte imediata e o reservatório dos nutrientes. Por outro lado, não se pode deixar de considerar o papel das fases gasosa e viva, que implicam em processos de oxi-redução e processos biológicos de importância na disponibilidade dos nutrientes.

ALEXANDER, M. lntroduction to Soil Microbiology, Second edition. New York,

Wiley, 1977.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com