TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Seminário: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Seminário  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

1-Alunos ansiosos percorriam como crianças os corredores da faculdade de medicina. Chega o grande dia, o mais esperado, a primeira aula de anatomia, teriam que dissecar estudar um cadáver durante todo o ano. Até que Marco Polo questiona o professor a respeito da história dos cadáveres, “esses corpos não tem história”, afirmava seu professor.

2-Marco Polo foi atrás dos registos dos corpos e descobriu que o velho possuía uma apelido “poeta da vida “, e descobriu também que quem havia identificado o corpo havia sido um mendigo que se chamava Falcão, o jovem saí em busca do andarilho, mas sem sucesso. A tarefa de encontrar o tal Falcão era dantesca.

3-Marco Polo acha Falcão, mas precisava ser criativo para romper as barreiras existentes entre os dois, então decide se vestir como um mendigo, e levar presentes para falcão com a intenção que o mendigo falasse a respeito da história do poeta da vida, mas Falcão percebeu as segundas intenções do jovem.

4-Nesse capítulo o autor relata a ideia que as pessoas são menos favorecidas por sua aparência e pelas condições em que vive. Após assaltar uma senhora na rua, o assaltante percebe que está sendo seguido e joga a bolsa no colo de Falcão, que é acusado do assalto, mas Marco Polo assume a culpa e vai para a delegacia. Ao chegar lá, afirma que é estudante de medicina, e é zombado pelo delegado, pois não acreditava que um jovem com aqueles trajes e odor poderia ser um futuro médico

5-A situação que os dois viveram serviu para aproxima-los, e Falcão decidiu falar da sua história para o jovem amigo. O jovem ficou boquiaberto com as revelações de Falcão sobre o poeta da vida. Relatou que ele sabia transformar coisas simples em magníficos espetáculos, e falou sobre como o poeta perdera sua família e tornou um andarilho.

6-Falcão revela a Marco Polo que era Ph.D. em filosofia, e que foi professor em uma grande universidade. Revelou também como começou a adoecer, e que foi perdendo pouco a pouco os parâmetros da lógica. Já não sabia distinguir a realidade da fantasia, começou a ter crises e parou de lecionar.

7-Falcão fala a Marco Polo que durante as crises ele perdia a consciência de quem era, do que fazia, e às vezes, de onde estava. Relatou que alguns psiquiatras diziam que a psicose dele era crônica, irreversível.

8-Falcão ainda revelaria a parte mais dolorosa de sua história, falaria como perdeu sua esposa e seu filho. Falou que seu último psiquiatra seduziu sua mulher e se casou com ela, o mesmo psiquiatra ainda falara a Falcão que havia uma laudo psiquiatra onde falava que Lucas, seu filho, poderia se tornar um doente mental se continuasse a se encontrar com o pai. Para que seu filho não sofresse o que ele sofreu, Falcão decide afasta-se dele.

9-Marco Polo convida Falcão para ir a sala de anatomia, para falar sobre o poeta, Falcão parecia estar bloqueado, não conseguia falar, mas depois começa a falar com eloquência sobre filosofia, os alunos se entreolhavam espantados com a inteligência dele, relatou que seu amigo, o poeta da vida, havia sido o diretor daquela instituição.

10-O tempo passou e Marco Polo continuou a se encontrar com Falcão. O jovem queria tirar seu amigo das ruas, mas Falcão resistia.

11-Marco Polo dizia a Falcão que ele deveria procurar seu filho, que ele tem o direito de saber que seu pai está vivo. Falcão acata a opinião do jovem e decidi procurar por Lucas.

12-Os dois amigos partiram rumo a cidade natal de Falcão em busca de Lucas, ao chegar lá, descobriram que o seu filho era doutor em sociologia e tinha uma carreira bem sucedida, foi um encontro emocionante.

13-Falcão voltou as suas atividades profissionais e Marco Polo voltou a sua cidade. Com o passar do tempo Marco Polo ficou decepcionado com a medicina, a medicina se tornou logica e objetiva, uma escrava da tecnologia. Muitos aparelhos, muitos exames, muitos procedimentos, mas pouca sensibilidade para descobrir as causas emocionais e sociais.

14-Marco Polo formou-se na faculdade, logo após a formação, ingressou em um curso de especialização em psiquiatria em um grande hospital. Não demorou muito para Marco Polo movimentar o ambiente, sua fama foi correndo aos poucos pelo hospital. O caso chegou ao diretor do hospital que chamou Marco Polo para dar explicações.

15-Marco Polo começou a criticar a psiquiatria, dizendo que ela rotulava os portadores de doenças, gerando um isolamento cruel e injusto para os doentes psíquicos. Marco Polo citou o caso de Einstein, que mesmo sendo um dos maiores gênios da ciência, havia tido um filo esquizofrênico, e que o abandonou em um hospital.

16-Em um discurso Marco Polo encorajou os pacientes falando que eles eram heróis. Depois do discurso encorajador, alguns pacientes tentaram sair do hospital, queriam voltar para casa, para suas famílias, mas foram barrados pelos seguranças do hospital.

17-Desde de que Marco Polo começou a tumultuar o ambiente do hospital Atlântico, o hospital ficou mais alegre. Durante esse período, Marco Polo vivenciou uma incrível e intrigante experiência, um paciente com grave depressão associada a psicose, ficava sobre sua cama e falava que era um sapo, Marco Polo com sua mente brilhante conseguiu curá-lo com diálogos, e não a base de medicamentos.

18-O Dr. Mário, diretos do hospital, acompanhou a brilhante atuação de Marco Polo com o paciente que afirmava ser um sapo, e ficou deslumbrado. Apesar do clima no hospital Atlântico ter melhorado, o jovem medico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com