TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Tese: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Contar histórias: Uma Arte Sem Idade

A obra da autora baseia-se na sua descoberta e na importância e no prazer que a acompanha de contar histórias para as crianças. A arte de contar história é milenar e aos poucos fora sendo deixada de lado, sem dar a ela seu merecido reconhecimento. No entanto, a autora faz um resgate relevante, quando ela se vê contando uma história para uma turma de primário em completa desordem.

“Aprendi a primeira lição de magistério: ouvir histórias e contar são coisas de que as crianças gostam muito. Daí por diante, não parei de aprender com as crianças, observando-lhes as reações, interpretando suas atitudes e refletindo sobre isso. Contar história ficou sendo minha atividade predileta”. (p.08)

Para ela, contar histórias é uma arte que alimenta a imaginação e ajuda a resolver conflitos. Ela fala da importância do narrador selecionar histórias que ele goste de ler, de acordo com a idade das crianças e com o ambiente onde se conta as histórias e considerando também o ouvinte. Os temas vão mudando de acordo com a faixa etária das crianças. A autora ressalta a importância de saber identificar os elementos essenciais da narrativa: introdução, enredo, clímax e desfecho para uma boa exploração do texto.

Capítulo 1: Escolha da história

Antes de contar uma história é preciso analisar, pois não se pode haver improviso, para uma boa história e para que ela faça sucesso entre os ouvintes precisa-se elaborar um roteiro para organizar o sentido da história para ser transmitida com segurança. Tem que saber escolher as histórias para cada fase. Na fase magica a imaginação das crianças se torna mais criadora, elas passam a inventar o seu mundo com amigos imaginários conversar com os seus brinquedos. “Começam a apreciar histórias de animais domésticos, de circos, zoológicos, enredos que envolvem alimentos, flores, nuvens, festas, etc.” p.16.

Capítulo 2: Estudo da história infantil

Estudar a história e entender a mensagem que nela existe. Os elementos da história são introdução, que localiza a história no tempo e espaço e apresentam os personagens, o enredo que e o conflito e ação dos personagens, clímax que o momento chave da narrativa e o desfecho que e a conclusão dos fatos. As músicas também estão presentes no estudo da história “Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar a letra a músicas conhecidas, conforme sugestão do texto, que são introduzidas no decorrer do enredo ou no seu final” p.27.

Capítulo 3: Forma de apresentação das histórias

“Estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado de apresenta-la .” P.31. Cada recurso de apresentação citado pela autora tem suas vantagens específicas. O narrador e a postura que ele adquire para contar a história requer jeito que chame a atenção da turma. Com o livro os ouvintes apreciam cada detalhe, existem histórias que requerem a apresentação do livro para seu entendimento. Usando a maneira de apresentação com gravuras favorecem as crianças pequenas, pois contribui para a organização de seus pensamentos.

Capítulo 4: A narração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com