TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Resenha: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  308 Visualizações

Três estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se dedicam ao estudo de material alternativo para a composição de paredes e colunas: o pneu. Eles produziram dois trabalhos distintos, porém complementares, sobre o tema. É assim que Raphael Valle descreve a interação entre os projetos de pesquisa realizados pela colega Marcela Torturelli e por ele, juntamente com Daniel Massola.

Na primeira fase da pesquisa, Marcela estudou as características do pó de pneu e do corpo de prova, argamassa produzida com a substância. Para entender o comportamento do pó em contato com a base da construção, foram feitos testes para medir as propriedades de tração e compressão em argamassas com diferentes quantidades de pó de pneu.

A ideia da pesquisa surgiu durante uma feira de construção, onde a estudante viu reportagens sobre a utilização de pó de pneu em argamassa. “O pequeno número de estudos realizados sobre o tema me fez querer saber mais.”

Uso do composto

Valle e Massola basearam-se no trabalho de Marcela e, com a orientação do professor Pedro Kopschitz, deram continuidade aos testes. “Construímos uma parede e fizemos ensaios, para conhecer as propriedades do novo composto”, explica Valle. Os testes calcularam os níveis de força, em um experimento chamado arrancamento; a absorção de água, com o ensaio do cachimbo; e a elasticidade, para medir a ação da borracha, proveniente do pneu, no composto da argamassa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com