TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Artigos Científicos: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.863 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Por que a socialização constitui o instrumento básico de controle social?

Controle Social é qualquer meio de levar as pessoas a se comportarem de forma socialmente aprovada. A socialização é o meio básico de controle social, é através da assimilação de valores, crenças e normas que o individuo pode comportar-se de modo socialmente aprovada. O controle social é eficiente na medida em que os indivíduos não apenas baseiam suas ações no cálculo das recompensas e punições socialmente previstas respectivamente para o cumprimento e a infração das normas sociais.

2 – Por que as normas explicitas não são necessariamente mais coercitivas do que as normas implícitas?

3 – Qual a diferença entre folkways e mores?

É denominado de mores as normas sagradas e de folkways as normas seculares.

4 – Quais as relações entre normas, padrões e expectativas de comportamento?

As expectativas, são expectativas sociais, são expectativas adquiridas numa sociedade, e essas expectativas sociais, vão influenciar o pensamento e ação dos indivíduos. As expectativas sociais vão funcionar como mecanismo de duplo controle social: por um lado, fazem com que eu cumpra o seu papel social, e por outro, faz com que os outros façam esse eu cumprir o seu papel social. Nesse sentido, os comportamentos sociais dependem também do papel social dos indivíduos e das expectativas que o eu tem, das expectativas que os outros têm do eu, e das expectativas que o eu tem das expectativas dos outros relativamente ao eu (não sei se dá para perceber). Ainda, as normas são padrões de conduta, construídos socialmente que visam funcionar como matriz orientadora da ação. Nesse sentido, os comportamentos não devem fugir às normas, caso contrário teria o que se chama de comportamento desviante. As normas são também construídas a partir de valores. Os valores são concepções de bem e de mal numa sociedade. Assim, as normas e regras, portanto, os padrões de conduta, têm base na moralidade (nas concepções de bem e de mal) de uma sociedade. O que há a reter é que os papéis, expectativas, comportamentos sociais e normas, são típicos de certa cultura, e são aprendidos pelos indivíduos.

5 – O que caracteriza as situações de anomia?

Quando um setor produtivo da sociedade ou um "órgão" não consegue desenvolver seu papel em plenitude com as outras instancias sociais o denominado "corpo" (sociedade) adoece criando assim um estado de anomia social.

6 – Que condições favorecem as situações anômicas?

Um exemplo de anomia é o uso de drogas ilegais por membros da sociedade. Por algum motivo pessoal, eles aceitam sustentar uma atividade criminosa para satisfazer ao seu interesse exclusivo, muitas vezes pondo em risco a sua vida e o bem-estar de pessoas próximas. É uma situação onde o indivíduo perde o quadro de referências e de valores comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com