TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Artigo: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO GERAL

REFERÊNCIA: COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999.

ANTECEDETENTES OU UMA HISTÓRIA NA PRIMEIRA PESSOA.

Nessa primeira parte que funciona como uma introdução do livro a autora conta sobre sua primeira experiência com as crianças, e desenvolve dentro dessa introdução os acontecimentos como contadora de história para diversos tipos públicos, observando sempre a reação de cada um.

CAPÍTULO 1: ESCOLHA DA HISTÓRIA

O primeiro capitulo do livro traz a explicação de como se deve fazer a escolha da história. As pessoas devem prestar atenção em todos os fatores para se escolher e contar uma boa história deve levar em conta principalmente a idade do ouvinte para que este, tenha interesse no que vai ser apresentado. A pessoa que vai contar a história deve buscar a linguagem mais simples para que haja entendimento dos ouvintes, prestando atenção também no tema que é mais atraente para a faixa etária do publico alvo.

“Nem toda história vem no livro pronto para ser contada. A linguagem escrita, por mais simples e acessível, ainda requer a adaptação verbal que facilite sua compreensão e a torne mais dinâmica, mais comunicativa”. (Pagina 13)

CAPÍTULO 2: ESTUDO DA HISTÓRIA INFANTIL

O capitulo 2 fala sobre o estudo da história. As pessoas precisam estudar as histórias a ser contado, entender os pontos e os elementos principais que nela existem. É preciso que os contadores de história entendam a sua introdução, o enredo, o clímax e o desfecho e se precisam fazer adaptações para que a narração se torne mais interessante como, por exemplo, usar uma música.

“Quem se propõe a contar uma história, e a estuda tendo em vista as características dos elementos que a compõe, adquiri maior confiança, familiariza-se com os personagens, vivencia emoções que poderá transmitir, fazendo as adaptações convenientes e trabalhando cada elemento com a devida técnica”. (Página 26)

CAPÍTULO 3: FORMAS DE APRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS

Este capitulo apresenta as formas como as histórias podem ser contadas, mostrando como cada maneira funciona e também suas vantagens. Entre os tipos de apresentação de uma história temos: a narrativa simples, o uso do livro, a utilização de imagens, de flanelógrafo, desenhos e ainda com interrupções dos narradores e dos ouvintes, além de tudo que se foi dito o narrador deve prestar atenção no local e nas circunstâncias apresentadas.

“Cada recurso tem suas vantagens específicas e requer uma técnica especial”. (Página 31)

CAPÍTULO 4: A NARRAÇÃO DA HISTÓRIA

O capítulo 4 trata do momento da história, quando o narrador está diante de seu público para iniciar a narrativa. Logo de inicio é preciso que a pessoa que contará a história tenha uma breve conversa com seu público para que ocorra um melhor entendimento, e que não haja interrupções. O contador deve conhecer o local e principalmente a idade de seus ouvintes, precisa também saber lidar com as crianças e com algumas interrupções, além de determinar um tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com