TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Casos: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Fichamento

REFERENCIAS:

CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel Darcy de; OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola na vida. 33º Ed. Petrópolis, RJ: Editoras Vozes, 1998.

- “Todo mundo vive se queixando da escola país, professores e alunos reclamam que ela não está funcionando como deveria e que as coisas não podem continuam desse jeito” (p.11);

- “E os pais sabem muito bem que esse fracasso escolar vai pesar muito no futuro dos seus filhos porque, sem diplomas e qualificações quem e que pode arranjar um bom emprego?” (p.12);

- “Os professores por sua vez se sentem sobre carregados e desvalorizados em seus trabalhos. Suas condições de trabalho são de fato muito ruins. Classe super lotada, falta de material didática, programa muito extenso e complicado, etc.” (p. 14).

- “A lei assegura que a escola deve ser democrática, isto e, ela deve estar aberta a todos” (p. 20).

-“Apesar de a lei dizer que a educação é um direito e um dever de todos, as portas da escola estão fechados para muitos” (p.24).

-“Essa dificuldade de acesso é ainda maior nas zonas rurais” (p.24).

-“O trabalho prejudica o rendimento escolar e o aluno acaba de reprovação em reprovação abandonando a escola” (p.39).

-“Alguns pais e mães de alunos acham que a responsabilidade da professora é muito grande nos bons ou maus resultados escolares de seus filhos. Acredita que ela seria capaz de milagres se fosse dedicada, interessada e não faltasse nunca a aula” (p.40).

-“A escola não é democrática porque a sociedade em que vivemos ainda não é verdadeiramente democrática. Os donos do poder também os donos do saber e os pobres são excluídos tanto da escola quanto da participação nas decisões” (p.81).

-“A sociedade pode e deve mudar, mas somos nós que temos que provocar essas mudanças. Nós que achamos,por exemplo,que a escola é uma coisa muito importante em que ela está funcionando muito mal” (p.83).

-“As mudanças só virão se os principais interessados se mexerem [...].” (p.83)

-“A educação não começa na escola. Ela começa muito antes e é influenciada por muitos fatores. Ao longo do seu desenvolvimento físico e intelectual a criança passa por várias fases nas quais a escola da vida, isto é, o ambiente familiar, as condições socioeconômicas da família, o lugar onde se mora, o acesso a meios de informação, tem uma importância muito grande.” (p.87)

-“Ao invés de esperar que as soluções venham de cima –das autoridades, do governo, dos especialistas- o povo mesmo resolveu agir. Discutindo juntos em pequenos grupos e comunidades ele começou a se tornar consciência de sua própria força e de sua Capacidade de descobrir soluções novas [...]” (p. 90);

-“O povo aprende na medida em que vai vendo mais clara onde está a raiz de cada um dos problemas que enfrentou e vai percebendo que sem união e participação as coisas não mudam” (p. 91).

-“ Vendo, julgando e agindo juntos o povo se educa e mostra que a educação não acontece só na escola” (p. 92).

-“Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com