TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Artigos Científicos: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

1. Fale sobre o par conceitual aparência X essência.

A aparência e essência são ao mesmo tempo realidade e contradição, é uma relação processual. “o essencial é invisível aos olhos".

2. O que é Dialética? Explique.

É um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de idéias que leva a outras idéias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as idéias"

O devir histórico é algo que se constitui a parte do passado, do presente e do futuro. Dessa forma na concepção dialética já está ai a concepção de história.

3. Em que consiste o Materialismo Histórico?

O materialismo histórico é um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção. O materialismo histórico de marx parte da noção de história como um processo. E como um processo, a história é um conjunto das relações dos homens com a natureza e os outros homens.

4. “O Trabalho é uma categoria central para Marx. Por quê?

Para Marx o homem só existe enquanto atividade que se dá através do trabalho, e a parte daí surge um novo sujeito, pois quando o homem atende suas necessidades, ele cria outras. HOMEM-TRABALHO...

5. O que são forças produtivas e relações de produção?

São todas as forças usadas para controlar ou transformar a natureza, com vistas à produção de bens materiais ex: instrumentos, ferramentas, maquinarias. Mas a principal força produtiva é o próprio homem seu corpo, sua energia, sua inteligência, seu conhecimento.

6. O que você compreendeu sobre estrutura e superestrutura?

O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção de uma sociedade forma sua base ou estrutura, que por sua vez, é o fundamento sobre o qual se constituem as instituições políticas e sociais. As relações sociais são por nós formados e correspondem a superestrutura que seria as concepções religiosas, sistemas legais de ensino, comunicação, códigos morais e representações coletivas de sentimento.

7. Na teoria marxista, para uma mercadoria ser entendida enquanto tal, ela deve comportar dois tipos de valores: valor de uso e valor de troca. Explique-os.

Valor de uso

A forma natural que a mercadoria se manifesta é no valor de uso. O valor de uso só tem valor para uso e coincide com a sua forma natural palpável.

Sobre o aspecto qualitativo, mercadorias diferentes possuem valores de uso diferentes. O arroz é diferente dos valores de uso da televisão, sapatos, carros, etc. Apesar do valor de uso possuir diferentes formas de utilidade, ela nunca ultrapassará sua forma de existência enquanto coisa que tem como fim o consumo com determinadas propriedades intrínsecas.

Ainda a mesma mercadoria pode ser utilizada de modos diferentes. Exemplo disso é o ferro, que dependendo do seu formato, pode ter diferentes valores de uso.

Valor de troca

O valor de troca, por sua vez, era expresso em termos monetários, ou seja, quantidade de mercadoria-dinheiro necessária para se obter a mercadoria desejada. O dinheiro, nesse ínterim, era considerada uma mercadoria especial (expresso em numerários) e funcionava como equivalente universal de troca. Logo, o uso do dinheiro como instrumento de troca diferenciava as relações de troca monetárias das de troca por escambo, por exemplo. Quando se desejava ter muita riqueza em termos de valor de troca, acumulava-se moeda; por outro lado, quando se desejava acumular riqueza em termos de valor de uso, acumulavam-se mercadorias. Considerava-se, ainda, valor de troca um meio pelo qual as mercadorias podiam ser direta e quantitativamente comparadas. O valor de troca, por fim, exigia um elemento comum a todas as mercadorias, através do qual as comparações pudessem ser feitas. Ainda a mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com