TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro De Dorian Gray

Casos: Fichamento Do Livro De Dorian Gray. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

O retrato de Dorian Gray, é um clássico, que mostra como nos humanos somos superficiais e egoístas. Dorian Gray era um jovem meigo delicado, e com caráter invejável, que despertava sentimentos fascinantes nas pessoas. No Brasil Dorian apresentado a Lord Henry, que logo vê interesse e maravilhosa beleza no jovem.

O livro é cheio de metáforas, o que nos deixa com uma visão individual da trama, para alguns Dorian é um frágil garoto, para outros uma pessoa sem personalidade, e acredito até que acha gente que pense que ele já tinha toda aquela maldade dentro de si, mas para mim cada personagem foi usado com um símbolo, Wilde quis nos passar uma lição de vida através de uma belíssima história, Basil é a bondade, Dorian, o protagonista é a inocência e por isso sofre alterações com o passar do tempo, e, finalmente, Lord Henry que simboliza os prazeres da vida.

“ Anos atrás, quando você eu era um menino”, disse Dorian Gray, amassando a flor na mão, “você me conheceu, me bajulou e me ensinou a me gabar da minha boa aparência. Um dia me apresentou a um amigo seu que me explicou a maravilha da juventude, e finalizou um retrato meu que me revelou a maravilha da beleza. Em um momento de loucura, que, mesmo agora, não sei se lamento ou não, eu formulei um desejo, que talvez você possa chamar de prece..”

Dorian jovem prático, mas que acredita em beleza eterna, o que leva ambos a um caminho sem volta. A noção de Dorian sobre moralidade, amor e vida vão o levando pouco a pouco, a sua alma frágil ainda há esperança, pois a capacidade de amar e enxergar o belo ainda o torna um ser humano sensível e com coração bom, apesar de toda a sua futilidade e superficialidade. Quando Dorian conhece Sibyl Vane, uma atriz de terceira, em um teatro de subúrbio, o que torna a pessoa mais apaixonado do mundo. Ele se declara para a menina Sibyl e o seu amor é correspondido e nesse momento, completamente perdido nos encantos do que crê ser o seu primeiro amor, fica noivo da jovem. A jovem está tão cega de amor que não vê mais sentido em sua própria arte, resultando em um péssimo desempenho, que arranca vaias da plateia e faz com que os amigos de Dorian partam do teatro decepcionados. Dorian acaba se decepcionando ao extremo e a humilha de forma cruel, desrespeitosa e a abandona como se nunca houvesse sentido nada por ela. Dorian vai a um caminho sem volta quando no momento em que, se deixa levar pelos argumentos absurdos e arbitrários de Lord Henry e desprovido de qualquer sentimento de remorso ou tristeza, trata o assunto da morte de Sibyl como se fosse mais uma encenação teatral. A partir desse ponto, ele que já havia percebido uma sutil mudança no retrato pintado por Basil, percebe que o quadro começa assumir expressão cruel, representando o momento atual em que vive.

“Você foi a Ópera?”, repediu Hallward, falando devagar, com um traço tenso de dor na voz. “Você foi a Ópera enquanto Sibyl Vane jazia morta em um aposento sórdido? Você consegue falar sobre o encantamento de outras mulheres e sobre Patti ter cantado divinamente antes que a mulher que você amava tivesse ao menos a paz do túmulo para dormir? Ora, homem, o pequeno e pálido cadáver de Sibyl há de enfrentar os piores horrores”. Página 128

Dorian, foi um rapaz encantador, meigo e muito influenciável, nesse ponto assume uma assume o seu verdadeiro eu, egoísta, superficial, narcisista e cruel. Para ele a coisa importante a partir daquele ponto é que mesmo cometendo todos os pecados, sua aparência continuaria sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com