TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Por Um Fio

Trabalho Universitário: Fichamento Por Um Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  1.937 Visualizações

Página 1 de 9

CREDÊNCIA DO AUTOR

Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP, cientista e escritor. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS. Na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, gravidez, combate ao tabagismo, primeiros socorros, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico. Escreveu vários livros, entre eles estão: O médico Doente, Macacos, AIDS hoje, Primeiros socorros.

RESUMO DA OBRA

O livro “Por um fio” é composto por relatos de Drauzio Varella sobre os casos terminais dos seus pacientes, começando pelas primeiras experiências em seu estagio, no Hospital das Clinicas e na Pediatria, onde os hospitais não tinham uma estrutura e recursos para atender os pacientes. Teve uma experiência como medico de uma casa de detenção, onde via mortes violentas. Casos de pessoas que deram a volta por cima, como à filha de seu professor, e casos em que os infernos não suportam a doença e se suicida ou desiste do tratamento, como também as que lutam até o ultimo dia de vida com o apoio da família ou solitários. Drauzio, acostumado a conviver com pessoas em fases terminais, aconselha a olhar a realidade pelos olhos dos outros, a enfrentar o maior medo do homem, a morte, e lidar com essas pessoas. Aborda em seu livro, casos de pessoas com o vírus da AIDS, onde a doença não era conhecida na época. Também conta casos pessoais como a morte de sua mãe quando tinha 4 anos, a sua trajetória profissional, e a morte do seu irmão, com câncer do pulmão, na qual ele era tão apegado.

CAPÍTULOS

1. Capítulo

1.1 Citações

“Quando o coração voltou a bater, descompassado, senti uma emoção forte, misto de fascínio pela medicina e pela antevisão da alegria daquele homem ao voltar para casa depois de haver renascido graças á obstinação de um médico competente”. (p.16)

Segundo Drauzil (2004), Muitos doentes portadores do câncer, não admitia o fato de esta com uma doença em estagio terminal, mas para os médicos eles não tinham duvida em ler as fichas os pacientes. (p.20)

1.2 Parecer

Drauzio inicia o livro falando sobre as suas primeiras experiências em seu estagio no Hospital das Clinicas e na Pediatria, adultos e crianças morrendo, uma grande deficiência na saúde da época, como também a falta de leitos e estruturas nos hospitais. Depois foi para o Hospital do câncer, onde se deparou com casos como o de Vicente e sua irmã com defeito genético, um tumor maligno na pele. Relata também como via a morte na infância e a importância da família na hora da morte do doente, e de sua experiência na Casa de detenção onde se deparou com mortes violentas.

2.Capítulo

2.1 Citações

“De tanto ser enganado pelas palavras, aprendi a dar mais importância ás expressões e aos gestos do doente e das pessoas que os cercam”. (p.33)

Segundo Drauzio (2004), Para um paciente que já não realiza suas atividades comuns do dia, passar a ter um avanço positivo, é uma realização satisfatória para eles.

2.2 Parecer

Nesses capítulos, Drauzio relata a importância do amor e colaboração da família para o enfermo, conta a historia de um casal que foram apaixonados até na hora da morte e da relação de um pai com seus filhos. Existiam casos em que os doentes no alto de sua doença não aguentavam o sofrimento e se suicidava e outras como a Mrs. Parcell, uma senhora solitária que desistiu de viver, já com seu Nino, um senhor que Drauzio conheceu na infância, morreu com câncer de próstata, mas a sua família permaneceu ao seu lado até o ultimo dia de vida, todos sempre unidos.

3. Capítulo

3.1 Citações

“No exercício da profissão custou-me compreender que a intensidade do sofrimento alheio pouco tem a ver com a ideia que fazemos dele (...)”. (p.62)

Segundo Drauzil(2004), A morte é um fenômeno ainda desconhecido, por ser imprevisível, sem incertezas, e não é só baseada como relados de ficção, em que acaba com um ultimo suspiro.

3.2 Parecer

Relata casos em que os médicos têm que ser forte e passar essa segurança para os pacientes que muitas vezes abandonam seus sonhos por causa das doenças. Na historia de seu Raimundo, com cara conservador, que teve câncer de pele, passou mal e acabou tendo uma parada cerebral, já Dr. Sergio, um engenheiro infeliz até se separar consegue recuperar a sua vida e encontrar uma pessoa com o mesmo problema dele. Drauzio conta a sua experiência em um estagio no Japão e nos fatos e consequências em que o país vive depois da bomba de Hiroshima.

4. Capítulo

4.1 Citações

“(...) O câncer representava o lado tenebroso da medicina, a besta do Apocalipse, a realidade impiedosa diante da qual éramos obrigados a nos confrontar com nossa ignorância”. (p.96)

Segundo Drauzil(2004), Aproveitou a presença do irmão cada instante, em diferentes situações e na rotina do dia, por que não poderia ficar lamentando o tempo que perdeu sem aproveitar esses instantes.

4.2 Parecer

Começa relatando a historia de seu Israel, com um câncer na perna e no pulmão, viveu os últimos dias ao lado do novo amor, uma mulher mais nova, que o fez feliz até o dia de sua morte. Já seu João viveu infeliz ao lado da mulher, e depois da descoberta do câncer, se arrepende por que não se separou. Drauzio, também aborda um pouco sobre a sua vida, com a morte de sua mãe, anos depois, ele foi fazer medicina junto com seu irmão mais novo, Fernando, eles se dedicaram a oncologia. Altafine, um amigo de Drauzio, chegou a seu consultorio anos depois de ter perdido o contato com ele, com um câncer no abdome avançado, e veio a falecer.

5. Capítulo

5.1 Citações

“A complexidade dos pensamentos e reações de quem se defronta com a possibilidade de morrer é de tal ordem, que em trinta anos encontrei mais duvidas do que respostas a me orientar na condução desses casos”. (p.120)

Segundo Drauzio(2004), O vírus da AIDS traz doenças oportunista e pode ser manifestado anos depois de contrair, sendo a maior parte homoxessuais e usuários de cocaína injetável.

5.2 Parecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com