TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento "Truques da Escrita"

Por:   •  10/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

Howard S. Becker vive, ensina e pesquisa em São Francisco, na Califórnia. Foi professor de sociologia na Universidade da Califórnia e é autor de inúmeras obras. Dentre elas, Truques da Escrita, traduzido por Denise Bottman, o livro compõe-se de duas edições muito bem escritas. A primeira edição tinha como principal mensagem revelar que os problemas que as pessoas têm ao escrever não derivam de nenhuma incapacidade delas, da falta de esforço, pouco talento ou qualquer um dos múltiplos defeitos que elas possam imaginar como causa das suas dificuldades. Já a segunda, foi feita inicialmente por conta das enxurradas de cartas de leitores que encontraram ajuda no livro. Becker comenta, que vários o disseram que o livro o salvara a vida, que muitos decidiram dar um exemplar a amigos que estavam em apuros. E então a obra foi lançada com o intuito de expandir mais sobre a escrita. Fala das transformações ocorridas desde a primeira edição e como elas afetam a situação de vários escritores. Porém, com o computador sendo uma dessas principais mudanças.

O livro que nos foi passado é um apanhado das duas edições. Que, em linhas gerais, o autor da assistência às dificuldades com a escrita.

A obra inicia com a experiência do escritor na época em que lecionava cursos de revisão e de reelaboração de textos. Becker revela os temores dos alunos de não conseguirem organizar seu raciocínio para o papel e de suas caligrafias não serem aceitas pelos outros.

Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo e ganhando extrema importância nas relações sociais, na divulgação de ideias e informações.

Em um dos seus capítulos é levantada a discussão de um texto ter mais ou menos classe. No qual, textos muito acadêmicos apresentam uma ideia do que é ser sábio, diferenciando inexperientes de profissionais.

Por entenderem e confiarem que os grandes escritores ou os profissionais mais vividos fazem seus textos de forma correta uma única vez, os estudantes acadêmicos acreditam que também necessitam saber a única forma de escrever certo, muitas das vezes, transmitido pelas próprias instituições.

A obra esclarece que os manuais de regras que ajudam na criação de textos não são as únicas formas de escrever bem. Quando você lê, adquire vocabulário, consequentemente, a escrita se torna mais fácil, pois terá mais opções de para escrever. Afinal, uma escrita acessível necessita de exercício.

Becker fala que os problemas que os problemas de redação acadêmica são construídas nas escola e vão aumentando cada vez mais ao longo do tempo. Fala também que ninguém aprende a escrever de repente. Pelo contrário, essa aprendizagem prossegue durante toda a vida profissional e de experiências trazidas pela academia. De acordo com ele, você aprende a escrever baseando-se no mundo ao seu redor.

Maior parte do sexto capítulo da obra, é escrito por Pamela Richards. No qual logo no começo é dito por Becker que se necessita de uma explicação. Ao saber que Pamela estava com dificuldades para escrever sua pesquisa, logo a após de ter tido um ótimo resultado na anterior, Becker sugeriu com que ela sentasse e escrevesse qualquer coisa que lhe viesse à cabeça. Depois disso, ele ficou sem notícias da mesma, e então ela lhe escreveu de volta, dizendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com