TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral Da Educação

Monografias: Filosofia Geral Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA GERAL DA EDUCAÇÃO

Usada pela primeira no século VI a.C. por um sábio, matemático chamado Pitágoras a palavra Filosofia do grego philos + sophia ou “amor à sabedoria”, tem como fundamento a reflexão, o pensamento crítico, a busca do sentido das coisas da vida, a desbanalização do mundo, ou até mesmo do banal, o banal seria o que de certa maneira ocorre contrariando o correto, e que geralmente cai no senso comum, ou diríamos no “sempre foi assim”, os políticos roubam mesmo, é serviço público de graça está bem assim, seja na educação, na saúde, no transporte, no superfaturamento dos serviços realizados.

No âmbito da educação podemos observar ao longo do tempo que de acordo com as exigências da sociedade as formas de educar bem como os fins da educação têm sofrido constantes mudanças. É papel da sociedade como um todo, bem dos educadores, a reflexão sobre o processo educativo, como uma prática inclusiva, onde a participação da família e da sociedade é fundamental, o que torna o “educar” uma tarefa árdua e complicada, como tudo que envolve a “coletividade”.

Dessa forma acreditamos num modelo de educação inclusiva, que se norteia na transformação do mundo e das pessoas. Precisamos aprender a tratar das questões referentes às diversidades sob todos os aspectos, ou seja, é necessário mudar o paradigma, reconhecer, questionar e quebrar preconceitos, estimular a generosidade, o acolhimento e o respeito de forma a possibilitar a construção de conhecimento do mundo.

REFLEXÃO

É difícil, para não dizer revoltante, depararmos em pleno século XXI, com duas realidades tão distantes, onde de um lado podemos constatar uma abundância de Recursos Materiais, Tecnológicos e de Infra-estrutura disponíveis, voltados a uma prática de educação lúdica interativa, na busca da aprendizagem e da ampliação do conhecimento. E por outro lado as mesmas crianças alunos, sendo excluídos do direito à educação, por falta de materiais básicos mobiliários “carteiras e cadeiras escolares”, para assistirem às aulas com o mínimo básico necessário.

Mais uma vez estamos sendo sufocados pelas relações desumanizantes do sistema capitalista, e este é apenas um dos muitos outros exemplos ou fatos que poderíamos citar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com