TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral E Jurídica

Trabalho Universitário: Filosofia Geral E Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  155 Visualizações

Aula 1

1- A filosofia é a decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos de nossa existência cotidiana sem antes havê-los investigado e compreendido. A filosofia permite o conhecimento e a reflexão para o homem nas suas buscas cotidianas sob uma ótica subjetiva de sua compreensão racional. Utilizando a dialética e a maiêutica.

2- A filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história de nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.

3- Através do conhecimento filosófico, o homem passará a enfrentar a realidade nua e crua de forma mais crítica, consciente, sua opinião é crítica, sem ser influenciado por ninguém. A partir de uma reflexão filosófica, o cidadão começa a sair da escuridão da ignorância, com ascensão do saber alienado para o saber consciente.

...