TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeira E Orçamentatia

Casos: Financeira E Orçamentatia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.

Conforme estudos feitos sobre a evolução de Administração da Produção, desde a Revolução Industrial até nos dias de hoje. Vamos começar falando dos principais conceitos de:

1.1. Just in time

É um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.

A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva. Algumas plantas já são estruturadas com células onde são alocados os fornecedores para que eles possam fornecer em pequenas quantidades e em fluxo contínuo. Toda a lógica do sistema contribui para aperfeiçoar o espaço utilizado na planta. Podemos relacionar ainda as seguintes vantagens:

 Rápida conversão dos materiais;

 Redução do trabalho em processo;

 Redução de espaço e manuseio;

 Rápida resposta aos problemas;

 Redução de agendamentos e rastreamentos;

 Maior responsabilidade;

 Melhor qualidade;

 Menos desperdícios e retrabalhos;

 Melhor resposta ao mercado;

 Melhoria de atitude.

A desvantagem é que este conceito não pode ser aplicado em produtos com demanda pouco previsível e com grandes oscilações. Outro ponto é que ele funciona com maior eficiência com pequenos números de fornecedores sendo necessário que os mesmos tenham estabilidade no fornecimento de materiais.

1.2. Engenharia Simultânea.

Refere-se à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto de um produto. Também clientes e fornecedores são envolvidos com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

1.3. Tecnologia de Grupo.

Consiste em uma maior variedade de produtos em menor quantidade.

1.4. Consorcio Modular.

O fornecedor é visto como parceiro ajudando a reduzir custos e investimentos. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da empresa, dada um nos seus respectivos módulos (função), com isso tem que haver uma padronização dos processos pois são varias culturas organizacional dentro da empresa . O tempo é uma vantagem, pois o produto fica pronto em tempo menor.

1.5. Células de produção.

Consiste em agrupar em família produtos similares, usando a mesma tecnologia para a fabricação de varias produtos e buscando fabricar novos produtos.

1.6. Desdobramento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com