TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  1.724 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Políticas de crédito devem estar presentes em qualquer empresa, servindo como meio de sistematizar todos os parâmetros necessários para a concessão de crédito, e estabelecendo normas essenciais ao bom funcionamento das vendas a prazo. Uma boa política de crédito envolve basicamente quais elementos?

I.Prazo de concessão.

II.Conjuntura Econômica.

III.Política de cobrança.

IV.Inadimplência.

Resposta Selecionada: a.

Somente a I e III são verdadeiras

Resposta Correta: c.

Somente a I e III são verdadeiras

Feedback da resposta: Uma política de crédito define a forma pela qual a empresa vai conduzir as suas operações, se de uma forma conservadora ou agressiva. Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar o volume de vendas, por exemplo, deverá ela adaptar uma política de crédito mais flexível, porém, esta postura trará um risco maior exigirá um monitoramento mais preciso. Já se a empresa quiser reduzir o volume de duplicatas a receber e também de estoques, ela poderá trabalhar com uma política de crédito mais rígida. Uma política de crédito envolve basicamente o estudo dos seguintes elementos: Padrões de crédito, Prazo de concessão, Políticas de Cobrança, Descontos por Antecipação.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos. Os principais tipos de estoques existentes são:

Resposta Selecionada: d.

Matéria Prima, Insumos, Material de Consumo.

Resposta Correta: d.

Matéria Prima, Insumos, Material de Consumo.

Feedback da resposta: Matéria Prima - São bens que, no seu todo ou parcialmente, farão parte do produto acabado. Insumos - São bens e produtos utilizados no processo produtivo, mas não fazem parte do produto final. Material de Consumo - inclui, entre outros, os itens destinados ao consumo industrial, materiais de consumo dos escritórios, material de limpeza, material de propaganda, etc.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, bem como, os riscos inerentes à concessão. Tal procedimento é realizado, também, com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.Através da Análise de Crédito será possível identificar se o cliente possui idoneidade e capacidade financeira suficiente para amortizar a dívida que se pretende contrair. Portanto para termos uma boa política de crédito devemos levantar informações importantes junto ao cliente tais como:

Resposta Selecionada: c.

Nível de renda, Nível de comprometimento dos ganhos do cliente, Tempo de serviço, Consulta cadastrais.

Resposta Correta: b.

Nível de renda, Nível de comprometimento dos ganhos do cliente, Tempo de serviço, Consulta cadastrais.

Feedback da resposta: Nível de renda: mostra a capacidade de pagamento; Outras rendas: mostra a possibilidade de ampliação da capacidade de pagamento; Bens e imóveis: situação patrimonial; Nível de comprometimento dos ganhos do cliente quando adicionado o crédito pretendido(exposição ao risco); Tempo de serviço: mostra estabilidade profissional; Referências comerciais e financeiras: conceito no mercado; Consultas cadastrais: restrições cadastrais; Possibilidade de garantidor da operação (fiador), caso o pretendente ao crédito não se enquadre nos níveis de exposição ao risco de crédito estabelecido.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A inadimplência do consumidor encerra 2009 com crescimento de 5,9%, na comparação com 2008. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, apesar dos impactos da crise internacional no 1º semestre, a evolução da inadimplência ficou abaixo da verificada em 2008, que cresceu 8%, em relação a 2007. Segundo os economistas da Serasa Experian, este cenário é justificado pela rápida recuperação e volta ao crescimento da economia, normalização do crédito, juros mais baixos e geração de empregos. Uma pessoa fica inadimplente quando?

Resposta Selecionada: d.

O não cumprimento, no todo em parte de uma obrigação.

Resposta Correta: d.

O não cumprimento, no todo em parte de uma obrigação.

Feedback da resposta: É o não cumprimento, no todo em parte, de uma obrigação, objeto de cláusula contratual, em determinado prazo, ficando o inadimplente, além de permanecer em débito, sujeito ao pagamento de juros de mora, multa contratual e outros encargos. Já a insolvência é a situação de uma pessoa ou uma empresa que, por falta de disponibilidade financeira.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Antes se conceder crédito, as instituições financeiras analisam a capacidade de pagamento do solicitante levando-se em conta seu fluxo de caixa, suas experiências de crédito anteriores, de sua situação cadastral (CADIN, SPC e Seras, sua capacidade de gerar receitas para cumprir seus compromissos financeiros, entre outras variáveis. Adicionalmente, essas instituições também solicitam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com