TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita Fiscal

Pesquisas Acadêmicas: Escrita Fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERAL:

R H: RECURSOS HUMANOS

DP: DEPARTAMENTO PESSOAL

Valdirene R. Gonçalves Paganini

Monte Alto

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERAL:

R H: RECURSOS HUMANOS

DP: DEPARTAMENTO PESSOAL

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado l, apresentado ao Centro Universitário Uniseb Interativo, no curso de Ciências Contábeis, como pré-requisito para obtenção do título de

Bacharel em Contabilidade

Monte Alto

2012

Sumário

1- INTRODUÇÃO 4

2- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 5

3- ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO 12

1. Missão da empresa 12

2. Política da Empresa 12

3. Setor Econômico 13

4. Segmento de mercado 13

5. Concorrência 13

6. Fornecedores 14

7- Clientes 14

8. Influências Externas 15

9. Ambiente Interno 15

10. Tecnologias Empregadas 16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

Resumo

A área escolhida para o trabalho foi Contabilidade Geral e o tema abordado foi RH- Recursos Humanos mais específico no DP – Departamento Pessoal, visto que a empresa concedente possui entre seus clientes diversas empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços com um extenso números de funcionários agregados às mesmas que necessita dos serviços de Contabilidade para organizar seus cálculos de folhas de pagamento, de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, de Previdência Social, dentre outros. O RH da empresa realiza todas as funções do DP, tais como: admissões e demissões de empregados, registros legais em controles diversos, aplicação e manutenção das leis trabalhistas e previdenciárias, Folha de Pagamento (férias, 13º salário etc.) e normas disciplinares (norma de horas extras, faltas, atrasos etc.).

Apesar de ser denominado Recursos Humanos (RH), o setor onde são realizadas as atividades possui maiores características do Departamento Pessoal (DP). O DP é um subsistema do RH e, segundo Marras (2002, p. 189), “tem por objetivo efetivar todos os registros legais e necessários para a administração burocrática exigida pelas práticas administrativas e pelas legislações que regem a relação ‘capital e trabalho’”. Em contrapartida, a administração de Recursos Humanos possui uma “(...) gestão mais dinâmica e focada no desenvolvimento e na motivação das pessoas. Preocupa-se com os interesses dos colaboradores” (KNAPIK, 2006, p. 41). O objetivo desse relatório – referente ao Estágio Curricular Supervisionado I – é fazer uma análise da importância do escritório contábil na organização das empresas. A razão social da empresa é Contabilidade 9 de Julho Ltda – ME e o responsável pela estágio foi Luiz Claudinê Sparano o Contador e proprietário da empresa.

1- INTRODUÇÃO

A empresa concedente é conhecida como Contabilidade 9 de Julho, situada na cidade de Monte Alto – Estado de São Paulo, e o Estágio Supervisionado I foi realizado na Área de Contabilidade Geral. A empresa possui um sistema de gerenciamento, softwares administrativos e de gestão (ERP), que oferece a empresa soluções avançadas para as áreas contábil, fiscal, trabalhista e gerenciamento de empresas.

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante Curso Superior de Ciências Contábeis na área de RH - Recursos Humanos, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio supervisionado.

A importância do estágio supervisionado está em criar oportunidade para que o aluno aprofunde conhecimentos e habilidades em sua área de interesse. O conhecimento é algo que se constrói e o aluno, ao levantar situações problemáticas nas organizações, propor sistemas (soluções), avaliar planos ou programas, bem como testar modelos e instrumentos, está também ajudando a construir conhecimento.

2- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Contabilidade 9 de Julho Ltda – ME está estabelecida na Rua Dr. Raul da Rocha Medeiros, 920, Bairro Centro, na cidade de Monte Alto – Estado de São Paulo e já está a 32 anos no mercado contábil. A empresa enquadra-se na forma jurídica por sociedade empresária limitada enquadrada no regime Simples Nacional. A Contabilidade 9 de Julho atualmente está composta por um quadro funcional de 4 colaboradores, além do proprietário e Contador o Sr. Luiz Claudinê Sparano. As principais atividades realizadas pela empresa são:

- Abertura e encerramento de empresas em geral;

- IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física);

- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);

- Escrita Fiscal/Tributária;

- Departamento Pessoal;

- Contabilizações;

A empresa Contabilidade 9 de Julho, é um escritório que trabalha com registros de forma eletrônica onde todos os seus terminais são interligados por rede e com sistema de gerenciamento, softwares administrativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com