TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Tese: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2013  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Porque ensinamos Educação Física na escola ? Essa é uma questão que aparentemente é fácil de responder. Alguns diriam que é para integrar os alunos, outros diriam que seria para estimular o exercício físico, a melhora no acervo motor, vivenciar as modalidades esportivas ou quem sabe para desenvolver a consciência corporal. Bem sabemos que todas essas são possibilidades no ensino aprendizagem na Educação Física seja Escolar ou não, porem existe um discurso que não citei anteriormente, mas é um dos ou o mais usado em todo o ambiente escolar, o fato de “desenvolver um aluno critico e pensante”. Mas temos feito isso ? temos conceituado as nossas aulas a ponto de tornar o nosso aluno critico, pensante e com autonomia, ou apenas temos mostrado ele possibilidades de atividades e exercícios, levando muito mais lazer do que conhecimento em nossas aulas ?

Essa abordagem de conhecimento que quero trazer nessa pesquisa, é a falta de dar estímulos certos aos nossos alunos, ou seja, a falta de dar um porque para as atividades e exercícios que eles praticam nas aulas de Educação Física escolar, tem se mostrado prejudicial a cada dia que se passa. Existem varias áreas do conhecimento que poderiam ser abordados com muito mais atenção e com mais preocupação ao conceito de : “o que, para que e porque fazer”, mas nessa pesquisa quero abordar a importância de se ter e usar a fisiologia como uma ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar. Principalmente a Fisiologia voltada para o exercício, pois é essa a principal área do conhecimento que os alunos precisariam entender para a pratica de exercícios físicos, e as atividades físicas de vida diária.

A abordagem da Fisiologia alem de otimizar as aulas levando realmente o sentido de varias atividades, mostraria a importância e a necessidade de se levar uma vida longe do sedentarismo e das lesões por falta de cuidados com o corpo, e alimentação.

Problemas como obesidade, má alimentação, problemas posturais, cardiovasculares, não seriam apenas ouvidos ou lidos em artigos, seriam compreendidos e aprendidos, e assim possivelmente levando o aluno a viver uma vida mais saudável no futuro, pois todo o conhecimento levado aula a aula, seria a base para então a formação de um aluno mais Critico mais pensante e com muito mais autonomia para fazer as melhores escolhas para a vida. Pois a falta de conhecimento e de sentido nas aulas de Educação Física Escolar, podem provocar sim o pensamento de que Educação Física é um momento de lazer e não de aprendizado, onde bem sabemos que não é verdade pois a Educação Física está incluída não apenas para abordar a corporeidade mas a Saúde e o bem estar, tendo muitas vezes a saúde renovada como uma possibilidade em muitas vezes não utilizada.

Assim sendo irei mostrar que a Fisiologia pode e deve ser usada como uma ferramenta pedagógica que alem de tirar a aula do convencional, traria mais sentido e conceito para as aulas mostrando toda a importância que se deve dar ao corpo e suas funções.

“Para que os jovens pratiquem desporto e atividade física regularmente não basta que dominem técnicas e regras. É preciso que saibam como realizar tais atividades com segurança e eficiência, ou seja, que tenham a mínima autonomia para praticar essas atividades por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com